Perguntas Frequentes

1) Quais alunos podem escolher o PM PqEC como bloco vermelho?
São elegíveis para o PM PqEC alunos da EC3 de qualquer curso da Escola Politécnica da USP, desde que cumpram os critérios de seleção definidos.

2) Sou aluno de outra universidade ou de outra unidade da USP, posso me inscrever no PM PqEC?
O PM PqEC é um programa que antecipa alguns elementos da pós graduação para alunos da Escola Politécnica da USP. Caso você não se encaixe nesta categoria, deve seguir o ingresso regular, disponível no site do PPGEE.

3) Tenho reprovação no meu histórico, posso me inscrever?
Sim, desde que já tenha cumprido com sucesso esta mesma reprovação (i.e. cursado novamente e obtido aprovação).

5) Há bolsas para alunos do PM PqEC?
Não há bolsas exclusivas para os ingressantes do PM PqEC. As bolsas disponíveis para a graduação podem ser solicitadas pelos caminhos tradicionais e o aluno é incentivado a realizar ao menos uma IC com seu orientador. As bolsas de pós-graduação são acessíveis somente após o ingresso regular.

6) Se eu escolher o PM PqEC terei o diploma de Mestre junto com o de graduação?
Não. Ao escolher o PM PqEC, o aluno irá cursar disciplinas e iniciar a sua pesquisa de mestrado, sendo necessário se submeter ao processo de ingresso regular no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), área de concentração em Engenharia de Computação (código 3141), cumprindo todas as exigências do edital publicado à época. Como o mestrado demora em média 24 meses, o aluno do PPMEC poderá terminar o mestrado em 12 meses após o término da graduação e início do mestrado no PPGEE.

7) Quando é preciso definir o tema de pesquisa e o orientador?
O tema de pesquisa e o orientador devem ser definidos no processo de ingresso no PM PqEC, pois o aluno deve iniciar o seu módulo de formação com orientador já definido. Sugere-se (não obrigatório) que entre em contato com os orientadores de interesse e converse sobre um possível plano com antecedência suficiente para definir um plano antes da inscrição. Veja uma sugestão de como selecionar a sua linha de pesquisa.

8) Posso ter um orientador diferente daqueles indicados no edital de ingresso no PM PqEC?
Não. Somente orientadores indicados no edital de ingresso estão aptos a orientar alunos no PM PqEC. Veja mais informações na página de Orientadores.

9) As aulas do PM PqEC seguem o calendário da graduação (semestral)?
Não. As disciplinas do PM PqEC são disciplinas de pós-graduação, e assim seguem o calendário de pós-graduação.

10) Se eu desistir de fazer mestrado, ainda me formo?
Sim, o PM PqEC antecipa elementos da pós-graduação (i.e. pesquisa, disciplinas, etc). Não há prejuízo a graduação caso você desista de fazer o mestrado, pois a conclusão do módulo de PM é suficiente para a graduação.

11) Preciso cursar o módulo vermelho (eletivas) como aluno do PM PqEC?
Não. O PM é um módulo vermelho!
Você decidirá com o seu orientador as disciplinas da sua formação de pesquisador, incluindo a seleção de disciplinas eletivas e optativas caso seja necessário. Você deve obrigatoriamente cursar a disciplina de acompanhamento do PM PqEC, as disciplinas obrigatórias do seu curso e provavelmente irá cursar disciplinas da pós-graduação (a critério do seu orientador).

12) O que é mestrado acadêmico? (copiado do FAQ do PPGEE-EPUSP)
O mestrado acadêmico tem por objetivo iniciar o aluno na pesquisa. A área de conhecimento é bem focada e constitui-se em um subconjunto da área profissional (aquela estudada em todo um curso de graduação). Além de disciplinas mais avançadas, que incluem uma parcela significativa de pesquisa bibliográfica individual e de trabalho de interpretação, é desenvolvido um trabalho de iniciação à pesquisa científica. Espera-se que ao final do curso o aluno tenha adquirido capacidade de desenvolver trabalho autônomo.

Este trabalho caracteriza-se pela busca de referências, métodos e tecnologias atuais e sua aplicação de forma criativa. Espera-se também, a demonstração de capacidade de redação de textos científicos. Esta capacidade é evidenciada, principalmente, pelo texto da dissertação de mestrado. É desejável a publicação ou submissão de artigo(s) em reconhecidas revistas especializadas e anais de congressos, durante e após o curso, o que evidenciará a importância da pesquisa realizada e seu reconhecimento pelos especialistas no Brasil e no mundo.


Iremos complementar o FAQ a medida que as dúvidas forem surgindo. Se sua dúvida não está aqui, entre em contato.