+55 11 3091-0678
ppmec@usp.br
Programa de Pré-Mestrado

Menu

Skip to content
  • Home
  • Sobre
    • Objetivos
    • Ingresso no Mestrado
    • Regimento e Projeto Pedagógico
    • Coordenação
  • Atividades
    • Disciplinas
    • Iniciação Científica
    • Projeto de Pesquisa
    • Compromissos Esperados
  • Orientadores
  • Seleção
    • Critérios de Seleção
    • Ingresso 2026
    • Ingresso 2025
    • Ingresso 2024
    • Ingresso 2023
    • Ingresso 2022
    • Ingresso 2021
    • Ingresso 2020
    • Ingresso 2019
    • Ingresso 2018
  • Egressos
  • FAQ
  • Contato

Site do PCS > Programa de Pré-Mestrado > PPMEC > Entrevista com alunos da Turma 2024 do Módulo de Formação “Pesquisa em Engenharia de Computação”
22 de maio de 2025PPMECentrevista, pqec, resultadosricardo.nakamura

Entrevista com alunos da Turma 2024 do Módulo de Formação “Pesquisa em Engenharia de Computação”

No ano de 2024, um total de cinco alunos participaram e concluíram o Módulo de Formação Pesquisa em Engenharia de Computação. Destes, dois responderam a cinco perguntas sobre suas experiências no pré-mestrado.

Gabriel Stephano Santos

1) Quando você decidiu se inscrever no pré-mestrado?

Eu me interessei pelo pré-mestrado após a divulgação do módulo pela Prof. Cíntia. Como eu já tinha vontade em conhecer mais sobre o mundo acadêmico, a oportunidade me pareceu bem proveitosa, aproveitando o meu último ano da graduação para adiar a Pós.

2) Quais eram as suas expectativas com relação ao pré-mestrado? Elas foram cumpridas?

Minhas expectativas eram: poder desenvolver uma pesquisa acadêmica, entrar em contato com tópicos que não seriam introduzidos na graduação. Essas expectativas foram muito bem cumpridas.

3) Em sua opinião, quais são os benefícios do pré-mestrado para os alunos?

Os principais benefícios, na minha opinião, são ter mais tempo para desenvolvimento da pesquisa e o contato com os tópicos avançados da Pós-graduação. Isso permite o desenvolvimento do pensamento crítico e científico e pode acelerar o processo do Mestrado.

4) Quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos do pré-mestrado, na sua percepção?

Na minha experiência pessoal, as maiores dificuldades foram relacionadas ao desenvolvimento da pesquisa, no qual por vezes confrontei desafios novos, que me tiraram da minha zona de conforto. Entretanto, ressalto que na experiência de outros colegas com quem conversei, as disciplinas da Pós podem ser bem desafiadoras pois mesmo tendo um menor volume, exigem maior dedicação. No meu caso esse ponto não foi tão problemático, pois eu prefiro realizar menos disciplinas com carga maior do que mais disciplinas “mais leves” individualmente.

5) Que conselho você daria a um aluno que está ingressando no pré-mestrado?

Meu maior conselho seria ter perseverança na pesquisa, diferentemente do ambiente de graduação, durante a pesquisa por vezes resultados inesperados e desafios completamente novos aparecem. Por mais que essas barreiras possam parecer intransponíveis, a maior catarse da pesquisa vem com a realização de como ultrapassá-las e as habilidades que são desenvolvidas nesse processo.

Leonardo Spagnuolo Belluzzo

1) Quando você decidiu se inscrever no pré-mestrado?

No meio do quarto ano, entrei em um estágio de pesquisa no LARC e passei a estudar a área de computação quântica. Após analisar as disciplinas do módulo vermelho da computação, identifiquei pouca afinidade das matérias disponíveis com minha pesquisa, logo, optei por cursar o pré-mestrado e seguir uma abordagem mais acadêmica.

2) Quais eram as suas expectativas com relação ao pré-mestrado? Elas foram cumpridas?

A principal expectativa está ligada ao foco das disciplinas, pois, como matérias da pós-graduação, elas apresentam um olhar voltado a temas mais próximos da fronteira do conhecimento. No caso, o estudo de temas mais avançados em Machine Learning e Computação Quântica permitiu um maior entendimento e aprofundamento da minha pesquisa. Destarte, as expectativas foram cumpridas.

3) Em sua opinião, quais são os benefícios do pré-mestrado para os alunos?

O pré-mestrado permite que o aluno cumpra as matérias obrigatórias do mestrado, economizando, em média, meio ano na sua pós-graduação. Ademais, os alunos desenvolvem habilidades de pesquisa pouco exploradas na graduação, apresentando um diferencial em áreas nas quais a pesquisa de novos temas é cotidiana.

4) Quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos do pré-mestrado, na sua percepção?

Ainda que o pré-mestrado permita que as matérias da pós-graduação sejam concluídas no último ano do curso de graduação, não se atinge o amadurecimento necessário (para concluir a qualificação) tanto para a pesquisa quanto para o pesquisador, logo, a conclusão do mestrado em um ano torna-se um desafio. Portanto, como sou um aluno que não participou de Iniciação Científica no curso de graduação, acredito que carecia de maturidade acadêmica para propor um tema de pesquisa adequado ao mestrado e, no momento em que escrevo isso, ainda estou trabalhando para minha qualificação.

5) Que conselho você daria a um aluno que está ingressando no pré-mestrado?

Caso você seja um aluno que já fez Iniciação Científica ou tem alguma experiência com pesquisa, a adaptação ao programa de pré-mestrado será mais simples e mais produtiva do que para um aluno sem essa experiência. É válido ressaltar que as disciplinas da pós-graduação exigem mais tempo e estudo do que os cursos da graduação, logo, um aluno inexperiente pode encontrar dificuldades em conciliar as disciplinas, o TCC e sua pesquisa. Por fim, aconselho que, se for ingressar no programa, pense antecipadamente com seu orientador nos temas tanto de TCC quanto de mestrado para que a qualificação (do mestrado) e o processo de publicação do artigo ocorram naturalmente. Seguindo esses conselhos, acredito que a jornada de um aluno de pré-mestrado será mais produtiva e menos estressante.

Post navigation

← Divulgada a lista de convocados para as entrevistas para ingresso em 2025 no programa de pré-mestrado Projetos e temas de pesquisa para alunos em 2026 →

Posts recentes

  • Edital de ingresso 2026
  • Projetos e temas de pesquisa para alunos em 2026
  • Entrevista com alunos da Turma 2024 do Módulo de Formação “Pesquisa em Engenharia de Computação”
  • Divulgada a lista de convocados para as entrevistas para ingresso em 2025 no programa de pré-mestrado
  • Estão abertas as inscrições para o pré-mestrado em 2025

Categorias

  • PPMEC
O Departamento de Computação e Sistemas Digitais, a Escola Politécnica e a Universidade de São Paulo não se responsabilizam pelo conteúdo incluído nos sites dos Laboratórios e Professores.
Copyright © Programa de Pré-Mestrado