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Site do PCS > Programa de Pré-Mestrado > PPMEC > Entrevista com alunos da Turma 2019 do Módulo de Formação Pesquisa em Engenharia de Computação
24 de agosto de 2020PPMECGlauber de Bona

Entrevista com alunos da Turma 2019 do Módulo de Formação Pesquisa em Engenharia de Computação

2019 foi o segundo ano em que alunos de graduação participaram do Módulo de Formação Pesquisa em Engenharia de Computação. Os alunos desta turma responderam três perguntas sobre sua experiência no pré-mestrado.

Gustavo Padilha Polleti

1) Quais as suas expectativas com relação ao pré mestrado? Elas foram cumpridas?
A minha principal expectativa com relação ao PM era acelerar o mestrado, uma vez que já tinha vontade de dar continuidade na pós-graduação. Além disso, também esperava entender melhor a rotina de pesquisa da área acadêmica. Ambas expectativas foram cumpridas. Acredito que o pré mestrado é uma excelente oportunidade para quem deseja se aprofundar em algum tema específico de engenharia de computação e adquirir experiência realizando pesquisa e escrita de artigos científicos.

2) Quais os benefícios do PM na sua percepção?
O principal benefício do PM, na minha opinião, é poder cumprir os créditos exigidos pelo programa de mestrado ainda como estudante de graduação. Assim, graças ao PM é possível agilizar em até 1 ano todo o processo até a defesa da tese. Também, uma vez que os créditos já foram cumpridos durante o PM, o estudante tem liberdade para se dedicar exclusivamente à pesquisa durante o mestrado propriamente dito, o que torna toda a experiência mais tranquila e recompensadora.

3) Quais as dificuldades do PM na sua percepção?
A principal dificuldade do PM, na minha opinião, é conciliar todas as atividades do PM com as de graduação. Principalmente sobre o TCC, acredito que é muito importante conseguir encontrar sinergia entre o trabalho de formatura e o plano de pesquisa, o que pode ser um grande desafio.

Bruno Eidi Nishimoto

1) Quais as suas expectativas com relação ao pré-mestrado? Elas foram cumpridas?
Por ser um programa para adiantar o primeiro ano de mestrado, as principais expectativas com relação ao pré-mestrado eram:

  • conhecer como funciona a pesquisa científica e o cotidiano na vida acadêmica;
  • como eu já tinha interesse em seguir com o mestrado, conseguir adiantar cumprindo todos os créditos necessários;
  • tomar conhecimento da metodologia de pesquisa na graduação e com isso ter conteúdo suficiente para o exame de qualificação

Todas as expectativa foram cumpridas sendo que como resultado obtive duas publicações científicas.

2) Quais os benefícios do PM na sua percepção?
A principal vantagem do PM é conseguir adiantar o seu mestrado pela necessidade de cumprir todos os créditos necessários durante a graduação, e com isso se dedicar completamente na pesquisa durante o mestrado em si.
Mas os benefícios vão além disso, pois o aluno consegue ter contato com metodologia de pesquisa durante a graduação e assim conseguir decidir se ele realmente quer seguir a carreira acadêmica.

3) Quais as dificuldades do PM na sua percepção?
Conciliar o tempo de pesquisa, com as aulas de pós-graduação e graduação foi uma dificuldade encontrada durante o PM.
É necessário também sempre estar atento aos calendários de cada modalidade, visto que o calendário da pós-graduação e da graduação são diferentes.
Por fim, saber diferenciar bem o que será feito no TCC e o que será feita na pesquisa, e ao mesmo tempo fazer ambos conversar bem pode ser um grande desafio.

Renan de Luca Avila

1) Quais as suas expectativas com relação ao pré mestrado? Elas foram cumpridas?
Desde a metade da graduação eu já tinha interesse em me aprofundar academicamente, enxerguei o pré-mestrado como a melhor ponte entre graduação e pós-graduação, e por isso escolhi me candidatar. Na minha experiência, o pré-mestrado se mostrou ser a melhor ponte de fato porque torna essa transição suave, mantendo as exigências de graduação e ao mesmo tempo introduzindo exigências acadêmicas.

2) Quais os benefícios do PM na sua percepção?
Pode parecer que o pré-mestrado só vai adicionar exigências, somente dificultando a vida do aluno. Sim, o aluno pré-mestrando é mais exigido que um aluno comum de graduação. Mas não é só isso, o programa de pré-mestrado permite e orienta que os alunos promovam uma sinergia forte entre IC, TCC e Mestrado. Essa sinergia é a chave para tornar a transição entre graduação e pós-graduação suave, porque permite uma evolução natural da pesquisa. Então, apesar de ter um último ano de graduação mais pesado, os anos seguintes de pós-graduação se tornam mais leves.

3) Quais as dificuldades do PM na sua percepção?
O programa de pré-mestrado é uma iniciativa recente da Escola Politécnica, naturalmente é dever dos pré-mestrandos também contribuírem para o amadurecimento do programa, que evolui organicamente com os alunos e os Professores. Às vezes, participar de algo que não está maduro pode ser uma dificuldade para muitos alunos.

Muitas vezes durante a graduação vi que nós alunos tendemos a não gostar de cursos mal formatados ou didáticas específicas, quando parece que o Professor está experimentando com aquela turma, e acabamos “indo assistir Possani no youtube”. O pré-mestrado me deu uma percepção sobre isso: o processo de ensino e aprendizagem e tudo que gira em torno dele é uma experimentação constante porque os alunos mudam e os Professores também mudam. Não é dever somente do Professor saber ensinar, é dever também do aluno saber aprender. Saber aprender não significa aceitar uma didática ruim ou aceitar um curso mal formatado, significa não desistir e querer uma aula melhor, um curso melhor para as futuras turmas e uma Escola melhor. E “Querer” vai desde ajudar o colega que está com dificuldade até dialogar com Professores.

Na minha opinião, se um aluno de pré-mestrado não tem essa mentalidade de fazer parte da evolução então o pré-mestrado não é para esse aluno (e nem a Academia).

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