Entrevista com alunos da Turma 2022 do Módulo de Formação “Pesquisa em Engenharia de Computação”
2022 foi o quinto ano em que alunos de graduação participaram do Módulo de Formação Pesquisa em Engenharia de Computação. Os três alunos desta turma responderam cinco perguntas sobre sua experiência no pré-mestrado.
Aldomar Pietro Santana Silva
1) Quais eram as suas expectativas com relação ao pré-mestrado? Elas foram cumpridas?
Ao ingressar no pré-mestrado, lembro de pensar que talvez eu estivesse fazendo um mau negócio: muitos dos meus amigos me perguntaram se eu estava perdendo a noção da realidade por aceitar fazer parte de um programa que era, segundo eles, complexo demais. Pensando agora, eu (e meus amigos) não poderíamos estar mais equivocados quanto à esse pensamento e hoje eu acredito que não haja opção melhor para quem está ingressando no quinto ano da graduação. Quando ingressei no pré-mestrado, tinha a expectativa de cursar disciplinas com conteúdos que realmente me interessavam e me agradavam e que, além disso, iriam me ajudar na carreira que eu buscava trabalhar: no mundo de ciência de dados e do aprendizado de máquina. Além disso, eu esperava trabalhar em um projeto que me ajudasse a me desenvolver e me especializar nesses mesmos assuntos. Dessa forma, as expectativas foram mais que cumpridas.
2) Quais os benefícios do PM para os alunos na sua percepção?
Na minha percepção, o Pré-mestrado tem diversos benefícios, como a possibilidade de ter aulas aprofundadas sobre assuntos que não são tão discutidos na graduação, ter um contato muito mais próximo com o professor orientador, que é alguém que realmente entende do assunto que o aluno está buscando, além de ter um contato muito mais próximo com o mundo acadêmico e a ciência propriamente dita, sendo possível até mesmo a realização de publicações e contribuição na construção do conhecimento para a área de interesse. Além disso, o tempo de conclusão de graduação e mestrado pode ser encurtado.
3) Quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos do PM na sua percepção?
Acredito que os alunos do PM enfrentam as mesmas dificuldades que os outros alunos: provas, trabalhos, tarefas. Não vi nenhum aumento de demanda entre o quarto ano da graduação e o ano de mestrado, por exemplo. Talvez aqueles que não gostem de escrever possam enfrentar uma dificuldade maior no pré-mestrado, pois nas disciplinas de pós-graduação a produção de textos é constantemente exercitada, mas nada que seja difícil de se acostumar.
4) Que conselho você daria a um aluno que está ingressando no PM?
Mantenha sempre muito contato com seu orientador, as reuniões são importantes para que você possa desenvolver o seu projeto de pesquisa da melhor forma possível. Além disso, talvez seja uma boa ideia concentrar os créditos de optativa livre que são exigidos pela poli no primeiro quadrimestre, pois quando as disciplinas da pós estivessem começando, essas optativas já estariam sendo concluídas. Por fim, pense que seu projeto de pesquisa está sendo feito graças à uma instituição pública e que ele talvez seja uma boa forma de retribuição pelos seus anos de estudo aqui; dessa forma, pense em formas diferentes de apresentar o seu projeto, algumas mais simples para que outras pessoas que não são da sua área consigam entender. Assim, você consegue facilitar o acesso à sua pesquisa por outras pessoas (além de ter mais facilidade no dia de apresentar o seu projeto para a banca prática do TCC). Ah, falando na banca prática, pense em algum tipo de interface ou simulação que possa ilustrar como seu projeto pode ser utilizado, isso fará a diferença.
5) Quando você decidiu se inscrever no pré-mestrado?
Ao procurar as disciplinas que poderiam ser escolhidas para compor o módulo vermelho do meu último ano, percebi que quase nenhuma delas tratavam dos assuntos pelos quais eu tinha interesse: aprendizado de máquina, ciência de dados, inteligência artificial. Isso me desanimou um pouco, visto que desde meu primeiro ano eu tinha o interesse de trabalhar e de entender sobre esses assuntos. Foi então que vi uma palestra sobre o pré-mestrado, que me dava a oportunidade de colocar matérias da pós-graduação (a serem escolhidas em conjunto com meu orientador) na minha grade da graduação, Dei uma olhada nas disciplinas que poderiam ser oferecidas na pós e ali encontrei os assuntos que eu gostaria de estudar e me especializar, o que fez me fez decidir ingressar no pré-mestrado.
Luiz Guilherme Kasputis Zanini
1) Quais eram as suas expectativas com relação ao pré-mestrado? Elas foram cumpridas?
Minhas expectativas em relação ao pré-mestrado eram: cumprir as disciplinas da pós-graduação e dar início a escrita do documento de qualificação. Sendo assim eu acredito que atingi as minhas expectativas em relação aos meus objetivos. Além disso, todo o conhecimento que adquiri tanto na minha pesquisa quanto nas disciplinas de pós-graduação foram bastante satisfatórias para o meu desenvolvimento profissional e acadêmico na área de aprendizado de máquina.
2) Quais os benefícios do PM para os alunos na sua percepção?
Acredito que o maior benefício é em relação a especialização de um determinado conhecimento na área de computação. As disciplinas da pós-graduação oferecem um conhecimento além do oferecido na graduação, com disciplinas bem mais aprofundadas voltadas para um conhecimento muito mais específico. Dessa forma se um aluno que deseja se especializar na área de segurança, IOT e machine learning, eu acredito que o PM é um caminho bastante interessante.
3) Quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos do PM na sua percepção?
A minha maior dificuldade foi em relação às disciplinas da pós-graduação, principalmente em disciplinas que possuem trabalhos em grupos. Eu estava bastante acostumado a trabalhar com um grupo específico na graduação, quando ingressei na pós-graduação tive que me “virar” e acabei encontrando algumas dificuldades principalmente em lidar com gente com outro ritmo de trabalho.
4) Que conselho você daria a um aluno que está ingressando no PM?
Acredito que conversar sempre que possível com alunos de pré mestrado dos anos anteriores, eu perguntei bastante em relação a alguns processos burocráticos e também em relação a disciplinas cursadas da pós.
5) Quando você decidiu se inscrever no pré-mestrado?
Eu resolvi cursar o pré mestrado principalmente depois da conversa que tive com a professora Cíntia e com o aluno Felipe Valencia (ex-aluno pré mestrado 2018), nessa conversa pude tirar algumas dúvidas e consequentemente tomei minha decisão de ingressar no PM.
Sergio Ariel Gonzales Fuentes
1) Quais eram as suas expectativas com relação ao pré-mestrado? Elas foram cumpridas?
Minhas expectativas com relação ao pré-mestrado eram de me aprofundar em uma nova área da computação (no caso aprendizagem de máquina), ter contato com o mundo da pesquisa e ainda facilitar a transição para um mestrado. Todas as expectativas foram cumpridas.
2) Quais os benefícios do PM para os alunos na sua percepção?
Os principais benefícios do PM são o contato com a pesquisa científica, permitindo o desenvolvimento de habilidades úteis independentemente de seguir uma carreira acadêmica ou não. Além disso, existe uma maior flexibilidade na escolha das disciplinas a serem cursadas, com isso pode-se selecionar aquelas com maior sinergia com o objetivo de carreira do aluno. Finalmente, a transição mais suave para o mestrado é outro ponto chave, já que os créditos de aulas já são cursados durante a graduação, sendo o foco no mestrado em si apenas na realização da pesquisa.
3) Quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos do PM na sua percepção?
A principal dificuldade seria conciliar o tempo entre as atividades da pós-graduação, da graduação e o TCC, que deve ser feito individualmente. Além disso, é preciso uma boa dose de organização, pois os calendários entre as atividades são diferentes, sendo preciso estar atento para não deixar passar nenhuma data importante.
4) Que conselho você daria a um aluno que está ingressando no PM?
A organização é um aspecto necessário para que o programa avance de maneira adequada. Além disso, também é preciso manter um bom contato com o orientador para permitir que o projeto avance de maneira mais fluida. Também é importante manter contato com outros colegas de pré-mestrado, para que assim possam ser realizados todos os procedimentos necessários e muitas vezes específicos do programa de maneira mais simples, pois todos passam por muitas situações bastante semelhantes.
5) Quando você decidiu se inscrever no pré-mestrado?
Decidi me inscrever no pré-mestrado no quarto ano, pois observei que dentre as opções de módulo vermelho disponíveis, essa era a que apresentava uma maior flexibilidade na escolha de disciplinas de interesse. Além disso, um contato com o mundo da pesquisa e a metodologia utilizada nele foram pontos importantes para que eu decidisse entrar no programa.