Entrevista com alunos da Turma 2020 do Módulo de Formação “Pesquisa em Engenharia de Computação”
2020 foi o terceiro ano em que alunos de graduação participaram do Módulo de Formação Pesquisa em Engenharia de Computação. Os alunos desta turma responderam cinco perguntas sobre sua experiência no pré-mestrado.
Douglas Luan de Souza
1) Quais eram as suas expectativas com relação ao pré-mestrado (PM)? Elas foram cumpridas?
Eu esperava poder realizar todas as disciplinas de mestrado durante a graduação, me aprofundar em um tema de interesse (no caso Machine Learning), aprender sobre e praticar a produção científica. Todas essas expectativas foram cumpridas e ainda consegui uma boa bolsa, além de ter conseguido publicar um artigo em uma conferência importante como segundo autor.2) Quais os benefícios do PM para os alunos na sua percepção?
O principal benefício é o de realizar o mestrado em menor tempo, em torno de metade do tempo. Além disso, as possibilidades de cooperação em pesquisas relevantes no contexto internacional facilitam seguir uma carreira de pesquisa e inovação. De maneira prática, as disciplinas do mestrado são também muito mais aplicáveis, lecionadas de maneira mais minuciosas e notas altas são mais fáceis, proporcionais ao esforço.3) Quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos do PM na sua percepção?
Há uma sobreposição menor com as outras disciplinas em relação a fazer todas da graduação. Outro ponto é que nas disciplinas de pós-graduação há menor interação entre os estudantes, que tem rotinas muito diferentes um do outro.4) Que conselho você daria a um aluno que está ingressando no PM?
Recomendo realizar todas as atividades das disciplinas e manter sempre contato com orientador(a). É natural um sentimento de não estar fazendo o suficiente ou de estar enrolando, porque nem sempre é claro o que fazer e acabamos demorando para chegar nos resultados. Mas se guie pelas suas notas, pelo feedback do(a) orientador(a) e fique bem. No mais, aproveite potenciais colaborações com colegas diversos.5) Quando você decidiu se inscrever no pré-mestrado?
Eu decidi no meu terceiro ano que queria participar do programa e daí fui trabalhando para me qualificar.
Rafael Fernandes Alencar
1) Quais eram as suas expectativas com relação ao pré-mestrado (PM)? Elas foram cumpridas?
Minhas expectativas eram de ter o contato com o mundo da pesquisa e me especializar em uma área nova de computação. Infelizmente, tive problemas com meu tema de pesquisa e meu projeto, mas consegui aproveitar bastante da experiência com o mundo da pesquisa, mesmo não tendo curtido tanto.
2) Quais os benefícios do PM para os alunos na sua percepção?
Para mim os maiores benefícios são o contato com o ambiente de pesquisa, o qual temos pouco contato durante a graduação e o fato de poder adiantar o tempo de mestrado.
3) Quais as dificuldades enfrentadas pelos alunos do PM na sua percepção?
As maiores dificuldades foram na leitura de artigos para as disciplinas da pós, pois a maioria delas exige uma leitura por semana. Outra dificuldade que eu tive foi na motivação, que às vezes vai se desgastando por falta de resultados do projeto e pelo desgaste principalmente na busca por referências.
4) Que conselho você daria a um aluno que está ingressando no PM?
Pesquise bastante sobre o tema que você quer fazer pesquisa e escolha um que você já tenha certa familiaridade e conhecimento. Aproveite bastante os contatos com outros alunos da pós. Na pandemia isso é mais complicado, mas é possível, e a troca de conhecimentos com pessoas de diferentes linhas de pesquisa é muito proveitosa.
5) Quando você decidiu se inscrever no pré-mestrado?
Decidi no meu quarto ano, fiquei sabendo do programa. Como nunca tinha tido essa vivência com a pesquisa, quis experimentar. Infelizmente, eu acabei não gostando do meu projeto, meu tema e do mundo da pesquisa, mas tirei bastante proveito da experiência.