Entrevista com alunos da Turma 2019 do Módulo de Formação Pesquisa em Engenharia de Computação
2019 foi o segundo ano em que alunos de graduação participaram do Módulo de Formação Pesquisa em Engenharia de Computação. Os alunos desta turma responderam três perguntas sobre sua experiência no pré-mestrado.
Gustavo Padilha Polleti
1) Quais as suas expectativas com relação ao pré mestrado? Elas foram cumpridas?
A minha principal expectativa com relação ao PM era acelerar o mestrado, uma vez que já tinha vontade de dar continuidade na pós-graduação. Além disso, também esperava entender melhor a rotina de pesquisa da área acadêmica. Ambas expectativas foram cumpridas. Acredito que o pré mestrado é uma excelente oportunidade para quem deseja se aprofundar em algum tema específico de engenharia de computação e adquirir experiência realizando pesquisa e escrita de artigos científicos.
2) Quais os benefícios do PM na sua percepção?
O principal benefício do PM, na minha opinião, é poder cumprir os créditos exigidos pelo programa de mestrado ainda como estudante de graduação. Assim, graças ao PM é possível agilizar em até 1 ano todo o processo até a defesa da tese. Também, uma vez que os créditos já foram cumpridos durante o PM, o estudante tem liberdade para se dedicar exclusivamente à pesquisa durante o mestrado propriamente dito, o que torna toda a experiência mais tranquila e recompensadora.
3) Quais as dificuldades do PM na sua percepção?
A principal dificuldade do PM, na minha opinião, é conciliar todas as atividades do PM com as de graduação. Principalmente sobre o TCC, acredito que é muito importante conseguir encontrar sinergia entre o trabalho de formatura e o plano de pesquisa, o que pode ser um grande desafio.
Bruno Eidi Nishimoto
1) Quais as suas expectativas com relação ao pré-mestrado? Elas foram cumpridas?
Por ser um programa para adiantar o primeiro ano de mestrado, as principais expectativas com relação ao pré-mestrado eram:
- conhecer como funciona a pesquisa científica e o cotidiano na vida acadêmica;
- como eu já tinha interesse em seguir com o mestrado, conseguir adiantar cumprindo todos os créditos necessários;
- tomar conhecimento da metodologia de pesquisa na graduação e com isso ter conteúdo suficiente para o exame de qualificação
Todas as expectativa foram cumpridas sendo que como resultado obtive duas publicações científicas.
2) Quais os benefícios do PM na sua percepção?
A principal vantagem do PM é conseguir adiantar o seu mestrado pela necessidade de cumprir todos os créditos necessários durante a graduação, e com isso se dedicar completamente na pesquisa durante o mestrado em si.
Mas os benefícios vão além disso, pois o aluno consegue ter contato com metodologia de pesquisa durante a graduação e assim conseguir decidir se ele realmente quer seguir a carreira acadêmica.
3) Quais as dificuldades do PM na sua percepção?
Conciliar o tempo de pesquisa, com as aulas de pós-graduação e graduação foi uma dificuldade encontrada durante o PM.
É necessário também sempre estar atento aos calendários de cada modalidade, visto que o calendário da pós-graduação e da graduação são diferentes.
Por fim, saber diferenciar bem o que será feito no TCC e o que será feita na pesquisa, e ao mesmo tempo fazer ambos conversar bem pode ser um grande desafio.
Renan de Luca Avila
1) Quais as suas expectativas com relação ao pré mestrado? Elas foram cumpridas?
Desde a metade da graduação eu já tinha interesse em me aprofundar academicamente, enxerguei o pré-mestrado como a melhor ponte entre graduação e pós-graduação, e por isso escolhi me candidatar. Na minha experiência, o pré-mestrado se mostrou ser a melhor ponte de fato porque torna essa transição suave, mantendo as exigências de graduação e ao mesmo tempo introduzindo exigências acadêmicas.
2) Quais os benefícios do PM na sua percepção?
Pode parecer que o pré-mestrado só vai adicionar exigências, somente dificultando a vida do aluno. Sim, o aluno pré-mestrando é mais exigido que um aluno comum de graduação. Mas não é só isso, o programa de pré-mestrado permite e orienta que os alunos promovam uma sinergia forte entre IC, TCC e Mestrado. Essa sinergia é a chave para tornar a transição entre graduação e pós-graduação suave, porque permite uma evolução natural da pesquisa. Então, apesar de ter um último ano de graduação mais pesado, os anos seguintes de pós-graduação se tornam mais leves.
3) Quais as dificuldades do PM na sua percepção?
O programa de pré-mestrado é uma iniciativa recente da Escola Politécnica, naturalmente é dever dos pré-mestrandos também contribuírem para o amadurecimento do programa, que evolui organicamente com os alunos e os Professores. Às vezes, participar de algo que não está maduro pode ser uma dificuldade para muitos alunos.
Muitas vezes durante a graduação vi que nós alunos tendemos a não gostar de cursos mal formatados ou didáticas específicas, quando parece que o Professor está experimentando com aquela turma, e acabamos “indo assistir Possani no youtube”. O pré-mestrado me deu uma percepção sobre isso: o processo de ensino e aprendizagem e tudo que gira em torno dele é uma experimentação constante porque os alunos mudam e os Professores também mudam. Não é dever somente do Professor saber ensinar, é dever também do aluno saber aprender. Saber aprender não significa aceitar uma didática ruim ou aceitar um curso mal formatado, significa não desistir e querer uma aula melhor, um curso melhor para as futuras turmas e uma Escola melhor. E “Querer” vai desde ajudar o colega que está com dificuldade até dialogar com Professores.
Na minha opinião, se um aluno de pré-mestrado não tem essa mentalidade de fazer parte da evolução então o pré-mestrado não é para esse aluno (e nem a Academia).