Entrevista com alunos da Turma 2018 do PM PqEC
2018 foi o primeiro ano em que alunos de graduação participaram do Módulo de Formação Pesquisa em Engenharia de Computação. Os alunos desta turma responderam três perguntas sobre sua experiência no pré-mestrado.
Andrea Erina Komo
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1) Quais as suas expectativas com relação ao pré mestrado? Elas foram cumpridas?
Como o propósito do PM é acelerar o mestrado, considero que ele representa algo equivalente ao primeiro ano de um mestrado. Por isso, minhas expectativas eram:
- cumprir os créditos necessários para o mestrado com conceito B ou superior;
- conhecer a literatura relacionada ao meu projeto de pesquisa lendo bibliografias e artigos relacionados;
- desenvolver a pesquisa o suficiente para ter conteúdo para uma qualificação;
- terminar o PM com o documento de qualificação quase pronto.
Acredito que o PM foi satisfatório, pois consegui cumprir as disciplinas exigidas, aprendi vários conceitos relacionados ao meu projeto de pesquisa e métodos de pesquisa científica. Além disso, pude assistir bancas de qualificação e defesa de colegas do laboratório e participei do SBSeg 2018. O único item que não cumpri por falta de tempo foi a escrita do meu documento de qualificação.
2) Quais os benefícios do PM na sua percepção?
Para mim o maior benefício do PM é o cumprimento de todos os créditos exigidos no mestrado. Isso alivia bastante o tempo de pesquisa no ano seguinte quando o aluno ingressa no PPGEE. Mas os benefícios não se limitam aos créditos, porque o período do PM é importante para o aluno aprender métodos de pesquisa e se conhecer melhor como pesquisador.
3) Quais as dificuldades do PM na sua percepção?
Conciliar o tempo entres as diversas atividades acredito que foi a tarefa mais difícil. Alguns momentos foram superados com muito café e força de vontade.
Felipe Valencia
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1) Quais as suas expectativas com relação ao pré mestrado? Elas foram cumpridas?
Quando escutei pela primeira vez sobre o Pré-Mestrado, no workshop de graduação do PCS em 2014, achei incrível a possibilidade de adiantar o mestrado em 1 ano, visto que eu já almejava seguir uma carreira acadêmica. Como eu já havia realizado uma iniciação científica no meu 2º ano, eu já tinha uma noção do que era a pesquisa científica, porém em uma menor escala, quando comparada com o mestrado. Minhas expectativas então eram ter antecipadamente já na graduação o contato com uma pesquisa mais complexa e desafiadora, e confirmar a minha vontade de seguir nesta área. Ambas foram cumpridas.
2) Quais os benefícios do PM na sua percepção?
Na minha opinião, o Pré-Mestrado não se destina apenas aos alunos que tenham vontade de realizar o mestrado, mas a todo aluno que queira ter contato com uma pesquisa científica. Durante a graduação, em diversos casos, os alunos se formam e vão para o mundo corporativo sem nunca terem tido contato com a pesquisa científica. Acredito que este contato seja vantajoso, pois a metodologia, ou seja, o estudo dos métodos de pesquisa é algo aplicável não somente na pesquisa científica, mas também em projetos. Além disso, uma pesquisa científica de mestrado é um problema muitas vezes inédito, então o aluno apreende a lidar com situações onde ele não irá encontrar a resposta para as suas dúvidas de maneira facilmente acessível. Para mim isso resulta em um crescimento pessoal e profissional.
3) Quais as dificuldades do PM na sua percepção?
Para mim, a dificuldade do Pré-Mestrado está em três pontos.
O primeiro deles é que o trabalho de conclusão de curso deve ser feito individualmente, quando em geral, é mais confortável realiza-lo em dupla/trio. Isso resulta em uma maior carga de trabalho para o aluno, principalmente no fato que ele irá escrever a monografia inteira sozinha.
O segundo ponto já foi tratado na segunda pergunta, e eu o descreveria como uma espécie de sandbox que o aluno vive durante a graduação. Durante a graduação, inúmeros trabalhos e pesquisas são solicitados para que o aluno obtenha a aprovação nas disciplinas, porém, todos esses trabalhos são possíveis e possuem uma solução. Na pesquisa de mestrado, dependendo do caminho que o aluno siga, o resultado almejado pode ser impossível, fazendo com que ele tenha que lidar com a frustração.
O último ponto aparece tanto no Pré-Mestrado quanto fora dele (5º ano convencional), porém ocorre mais no primeiro caso, que é a maior autonomia que o aluno possui. O aluno necessita realizar seu trabalho de conclusão de curso para se formar, e ele possui um orientador para auxilia-lo. A função do orientador, como o próprio nome já diz é orientar, e não cobrar do aluno os resultados do trabalho. Desta forma, o aluno possui uma grande autonomia para fazer o seu projeto, sendo que a cobrança deverá vir de si mesmo. Acredito que muitas vezes não temos ainda a maturidade para isso.
Gostaria de finalizar essa resposta dizendo que as dificuldades aqui descritas não devem ser vistas com algo negativo, mas sim como barreiras que devem ser vencidas durante o Pré-Mestrado. Confronta-las tem um retorno positivo, pois contribui para um crescimento na maturidade do aluno.
Giuliana Baratto Barone
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1) Quais as suas expectativas com relação ao pré mestrado? Elas foram cumpridas?
Minhas expectativas eram aprender novas matérias e aprofundar conhecimentos antigos, com ênfase na pesquisa acadêmica. Busquei também vivenciar o dia-a-dia de um aluno de mestrado e de um membro da comunidade acadêmica antes de me comprometer oficialmente ao curso, de forma a decidir continuidade na carreira. Minhas expectativas foram atendidas e pude tomar uma decisão embasada quanto ao futuro que eu gostaria de seguir.
2) Quais os benefícios do PM na sua percepção?
Acelerar a obtenção do título de mestrado, uma vez que todos os créditos de matérias devem ser cumpridos antes do término da graduação. Ao conciliar o tema do TCC com o tema de sua pesquisa, é possível aproveitar muito do trabalho realizado e aprofundar bastante no assunto.
3) Quais as dificuldades do PM na sua percepção?
Não é trivial conciliar as matérias da pós-graduação com as matérias restantes da graduação, principalmente por cada modalidade adotar seu próprio calendário. Mais do que nunca, é necessário estar atento às datas de avaliações para que não ocorram deslizes.