Entrevista com alunos da Turma 2018 do PM PqEC
2018 foi o primeiro ano em que alunos de graduação participaram do Módulo de Formação Pesquisa em Engenharia de Computação. Os alunos desta turma responderam três perguntas sobre sua experiência no pré-mestrado.
Andrea Erina Komo
1) Quais as suas expectativas com relação ao pré mestrado? Elas foram cumpridas?
Como o propósito do PM é acelerar o mestrado, considero que ele representa algo equivalente ao primeiro ano de um mestrado. Por isso, minhas expectativas eram:
- cumprir os créditos necessários para o mestrado com conceito B ou superior;
- conhecer a literatura relacionada ao meu projeto de pesquisa lendo bibliografias e artigos relacionados;
- desenvolver a pesquisa o suficiente para ter conteúdo para uma qualificação;
- terminar o PM com o documento de qualificação quase pronto.
Acredito que o PM foi satisfatório, pois consegui cumprir as disciplinas exigidas, aprendi vários conceitos relacionados ao meu projeto de pesquisa e métodos de pesquisa científica. Além disso, pude assistir bancas de qualificação e defesa de colegas do laboratório e participei do SBSeg 2018. O único item que não cumpri por falta de tempo foi a escrita do meu documento de qualificação.
2) Quais os benefícios do PM na sua percepção?
Para mim o maior benefício do PM é o cumprimento de todos os créditos exigidos no mestrado. Isso alivia bastante o tempo de pesquisa no ano seguinte quando o aluno ingressa no PPGEE. Mas os benefícios não se limitam aos créditos, porque o período do PM é importante para o aluno aprender métodos de pesquisa e se conhecer melhor como pesquisador.
3) Quais as dificuldades do PM na sua percepção?
Conciliar o tempo entres as diversas atividades acredito que foi a tarefa mais difícil. Alguns momentos foram superados com muito café e força de vontade.
Felipe Valencia
1) Quais as suas expectativas com relação ao pré mestrado? Elas foram cumpridas?
Quando escutei pela primeira vez sobre o Pré-Mestrado, no workshop de graduação do PCS em 2014, achei incrível a possibilidade de adiantar o mestrado em 1 ano, visto que eu já almejava seguir uma carreira acadêmica. Como eu já havia realizado uma iniciação científica no meu 2º ano, eu já tinha uma noção do que era a pesquisa científica, porém em uma menor escala, quando comparada com o mestrado. Minhas expectativas então eram ter antecipadamente já na graduação o contato com uma pesquisa mais complexa e desafiadora, e confirmar a minha vontade de seguir nesta área. Ambas foram cumpridas.
2) Quais os benefícios do PM na sua percepção?
Na minha opinião, o Pré-Mestrado não se destina apenas aos alunos que tenham vontade de realizar o mestrado, mas a todo aluno que queira ter contato com uma pesquisa científica. Durante a graduação, em diversos casos, os alunos se formam e vão para o mundo corporativo sem nunca terem tido contato com a pesquisa científica. Acredito que este contato seja vantajoso, pois a metodologia, ou seja, o estudo dos métodos de pesquisa é algo aplicável não somente na pesquisa científica, mas também em projetos. Além disso, uma pesquisa científica de mestrado é um problema muitas vezes inédito, então o aluno apreende a lidar com situações onde ele não irá encontrar a resposta para as suas dúvidas de maneira facilmente acessível. Para mim isso resulta em um crescimento pessoal e profissional.
3) Quais as dificuldades do PM na sua percepção?
Para mim, a dificuldade do Pré-Mestrado está em três pontos.
O primeiro deles é que o trabalho de conclusão de curso deve ser feito individualmente, quando em geral, é mais confortável realiza-lo em dupla/trio. Isso resulta em uma maior carga de trabalho para o aluno, principalmente no fato que ele irá escrever a monografia inteira sozinha.
O segundo ponto já foi tratado na segunda pergunta, e eu o descreveria como uma espécie de sandbox que o aluno vive durante a graduação. Durante a graduação, inúmeros trabalhos e pesquisas são solicitados para que o aluno obtenha a aprovação nas disciplinas, porém, todos esses trabalhos são possíveis e possuem uma solução. Na pesquisa de mestrado, dependendo do caminho que o aluno siga, o resultado almejado pode ser impossível, fazendo com que ele tenha que lidar com a frustração.
O último ponto aparece tanto no Pré-Mestrado quanto fora dele (5º ano convencional), porém ocorre mais no primeiro caso, que é a maior autonomia que o aluno possui. O aluno necessita realizar seu trabalho de conclusão de curso para se formar, e ele possui um orientador para auxilia-lo. A função do orientador, como o próprio nome já diz é orientar, e não cobrar do aluno os resultados do trabalho. Desta forma, o aluno possui uma grande autonomia para fazer o seu projeto, sendo que a cobrança deverá vir de si mesmo. Acredito que muitas vezes não temos ainda a maturidade para isso.
Gostaria de finalizar essa resposta dizendo que as dificuldades aqui descritas não devem ser vistas com algo negativo, mas sim como barreiras que devem ser vencidas durante o Pré-Mestrado. Confronta-las tem um retorno positivo, pois contribui para um crescimento na maturidade do aluno.
Giuliana Baratto Barone
1) Quais as suas expectativas com relação ao pré mestrado? Elas foram cumpridas?
Minhas expectativas eram aprender novas matérias e aprofundar conhecimentos antigos, com ênfase na pesquisa acadêmica. Busquei também vivenciar o dia-a-dia de um aluno de mestrado e de um membro da comunidade acadêmica antes de me comprometer oficialmente ao curso, de forma a decidir continuidade na carreira. Minhas expectativas foram atendidas e pude tomar uma decisão embasada quanto ao futuro que eu gostaria de seguir.
2) Quais os benefícios do PM na sua percepção?
Acelerar a obtenção do título de mestrado, uma vez que todos os créditos de matérias devem ser cumpridos antes do término da graduação. Ao conciliar o tema do TCC com o tema de sua pesquisa, é possível aproveitar muito do trabalho realizado e aprofundar bastante no assunto.
3) Quais as dificuldades do PM na sua percepção?
Não é trivial conciliar as matérias da pós-graduação com as matérias restantes da graduação, principalmente por cada modalidade adotar seu próprio calendário. Mais do que nunca, é necessário estar atento às datas de avaliações para que não ocorram deslizes.