Professores

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Romero Tori
Romero Tori é Professor Associado nível 3 da Escola Politécnica da USP, onde coordena o Interlab (Laboratório de Tecnologias Interativas) e desenvolve pesquisas relacionadas ao uso de tecnologias na educação, em especial as imersivas, como realidade virtual, realidade aumentada e metaversos. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Design da FAU/USP e do Curso de Pós-graduação, na modalidade “a distância”, em Computação Aplicada à Educação, pelo ICMC/USP. Presidente do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e do Comitê Técnico-Científico do Congresso Internacional Abed de Educação a Distância (CIAED). Membro do Conselho da Bett Brasil, no comitê de ensino superior. Chair para a América Latina do Immersive Learning Research Network (iLRN). Revisor de periódicos internacionais, entre eles, IEEE Transactions on Learning Technologies, IEEE Access, IEEE VR, Computers and Education, Multimedia Tools and Applications, Biomed Research International, e Computers in Human Behaviour. Bolsista de produtividade CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, na área de Tecnologias Educacionais. Autor do livro “Educação sem Distância”. Em seu blog publica matérias relacionadas a tecnologias e educação.
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Maria Alice Grigas Varella Ferreira                                 

Concluiu a graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, Brasil, em 1968. Pela mesma universidade concluiu o mestrado em 1975 e o doutorado em 1979. Desde então vem atuando na USP, junto à Escola Politécnica, na área de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais. Orientou inúmeros trabalhos de Graduação, Mestrado, Doutorado e Especialização. Suas principais áreas de interesse são Engenharia de Software, Computação Gráfica e Tecnologias Interativas e e-Learning por Computador. Desde 2009 é Professor Sênior da USP.

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Ricardo Nakamura  

Professor Doutor do Depto de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica – USP

Engenheiro Mecânica – Automação e Sistemas (1998), mestre em Eng. Elétrica (2002) e doutor (2008) pela pela Poli/USP.

Área de pesquisa: jogos digitais, em especial suas interfaces, técnicas e aplicações. Presidente da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (CE-Jogos) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

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Lucia Vilela Leite Filgueiras

Professora Doutora do Depto de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica – USP

Graduada (1983), mestre (1989) e doutora (1996) em Engenharia Elétrica pela Poli/USP. Possui experiência como engenheira em projetos de interfaces de operação, na área de automação de processos industriais críticos, incluindo planta nuclear, navios militares, processos petroquímicos e transporte metro-ferroviário.

Desenvolve pesquisa em Interação Humano-Computador. Temas de interesse: avaliação da experiência do usuário, mídia cruzada, governo eletrônico, tecnologia assistiva e confiabilidade humana.

Desde 2017, integro o Pateo@InovaUSP, laboratório de pesquisa e inovação na área de Games e Soluções Digitais.

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Edith Ranzini   

Possui graduação em Engenharia de Eletricidade pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Engenharia de Sistemas pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é professor doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, diretora e coordenadora de projetos na Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia e professora sênior da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de computação, ensino de graduação, ia, redes neurais e sistemas gráficos. 

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Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques

Professora titular da Universidade de São Paulo. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e Doutora em Ciências (Física Computacional) pela Universidade de São Paulo. Livre-docente pela Universidade de São Paulo na área de Processamento Gráfico. Suas pesquisas são predominantemente na área de Computação, com ênfase em Realidade Virtual, Processamento de Imagens, Recuperação de dados multimídia por conteúdo. Vários de seus trabalhos são aplicados na área de saúde, estabelecendo interfaces com a área de Engenharia Biomédica.

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