Projetos anteriores

Interlab3D – ferramenta interativa para o ensino e aprendizagem de Java 3D e computação gráfica
Romero Tori e Ricardo Nakamura
O objetivo do projeto Interlab3D é a produção de uma ferramenta didática para ensinar conceitos de gráfico de cena no contexto da API Java 3D Graphics. Dadas as suas características, este software também pode ser empregado no ensino de outros conceitos de computação gráfica. O aspecto de inovação deste projeto está na apresentação do ambiente interativo na qual o aluno pode manipular representações gráficas de classes e objetos Java 3D e simultaneamente Ver os resultados. O software desenvolvido neste projeto está disponível como software livre (licença GPL) e está constante aprimoramento. Ele tem sido usado em diferentes cursos de computação gráfica.
Site:
Palavras-chave: computação gráfica, educação virtual interativa, Java 3D, gráfico de cena
enJine-motor de jogo didático de computador
Romero Tori, Ricardo Nakamura, João Luiz Bernardes Jr, Roberto Bianchini e Eduardo jacober.
O objetivo do projeto enJine é gerar uma ferramenta didática para o desenvolvimento de jogos de computador, bem adaptado para uso em informática e cursos semelhantes. Este projeto foi iniciado com esforços de pesquisa para determinar as características desejáveis de um motor de jogo educacional, seguido pelo desenvolvimento de protótipos experimentais do software. O projeto é justificado pelo potencial motivacional do uso de jogos de computador em atividades didáticas e pela importância crescente da indústria de jogos de computador, que exige profissionais com conhecimento específico. Atualmente, uma versão do enJine está disponível para a Comunidade como software livre, através da licença GPL.
Site:
Palavras-chave: motor de jogo, realidade virtual, jogos de computador, educação virtual interativa
 Jogos de realidade aumentada
Romero Tori, Alexandre N. Tomoyose, Daniel Calife e João Luiz Bernardes Jr.
Embora as interfaces de jogos evoluíram nos últimos anos, criando ambientes mais graficamente sofisticados e permitindo controles elaborados, o modo de interação nos jogos não sofreu uma mudança relevante, ele continua usando controles direcionais e empurrando botões. Realidade aumentada quebra este paradigma de interação e permite novas formas de interação e interfaces de jogos. A primeira mudança principal na interface do jogo é a visualização, que começa a pertencer ao ambiente real, e não apenas em um mundo totalmente virtual, mostrou em um display. Este projeto de pesquisa visa integrar tecnologias relacionadas à realidade aumentada, como captura e processamento de vídeo em tempo real, identificação de marcadores fiducials e projeção de conteúdo virtual, implementando a realidade espacialmente aumentada. O objetivo é mesclar essas tecnologias a um sistema de controle de objetos reais dirigidos por um usuário, definindo uma nova plataforma de interação entre o ambiente real e o mundo virtual. O núcleo da arquitetura apresentada será baseado no sistema de geração de jogos tridimensionais, projeto de outro laboratório.
Palavras-chave: realidade aumentada; interação; AR Applications Framework.
Framework para jogos multiplayer móvel
Mario M. Kubo e Romero Tori.
O projeto consistiu em desenvolver um Framework para jogos multiplayer móveis, com base em um estudo sobre o estado da arte e sobre as necessidades dos usuários e desenvolvedores. Como resultado, este trabalho apresenta uma descrição detalhada da arquitetura-quadro e dos módulos propostos, mostrando sua integração, bem como as principais inovações produzidas pelo projeto. A arquitetura de Framework é baseada no padrão MVC (modelo View Controller) e também em uma estrutura de estado de jogo de acordo com os módulos de gerenciamento preestabelecidos, Basic e Network. Desta forma, as finalidades de estrutura resultante para fornecer um conjunto de componentes que ajudam a implementação de jogos multiplayer móvel.
Palavras-chave: jogos, jogos eletrônicos, frameworks
Interfaces de gesto para jogos de realidade aumentada
João Luiz Bernardes Jr. e Romero Tori.
O objetivo deste projeto é desenvolver um Framework para análise e reconhecimento de gestos com base em descrições de gestos baseados em XML e para uso especialmente em jogos de realidade aumentada. O desenvolvimento da prova de protótipos conceituais, de jogos e outras aplicações, é também um dos objetivos do projeto. Dada a complexidade do gesto e da análise da linguagem gestual, definir o aplicativo da estrutura é importante para determinar quais simplificações podem ser adotadas. O Framework e a linguagem de descrição devem, no entanto, ser expansível para lidar com outras aplicações no futuro. Para a escolha ou desenvolvimento da linguagem de descrição, os sistemas de notação de linguagem gestual serão estudados, especialmente sistemas fonéticos e geométricos. A estrutura deve ser flexível, permitindo que diferentes técnicas de segmentação e análise sejam usadas para ajustar melhor um determinado aplicativo, mas deve ter pelo menos um algoritmo padrão para cada função que ele executa. A análise baseada em modelos provavelmente será usada, em vez de técnicas baseadas em imagens, dado o maior detalhe dado pelos métodos baseados em modelo, especialmente sobre a postura da mão, que pode ser necessário para o reconhecimento baseado em descrição.
Palavras-chave: interpretação de gestos, jogos eletrônicos, realidade aumentada.
Híbrido realidade aumentada vídeo avatar
Ricardo Nakamura e Romero Tori.
O objetivo deste projeto de pesquisa é propor uma arquitetura de software para a criação de um avatar de vídeo de baixo custo para uso em entretenimento e educação. Este projeto é motivado pelo fato de que as soluções existentes para o vídeo tridimensional avatar geralmente têm altos custos computacionais e requerem complexas câmeras set-ups, o que torna seu uso difícil em aplicações domésticas para o entretenimento e até mesmo para sistemas de aprendizagem à distância.
Palavras-chave: realidade aumentada, avatar de vídeo, educação interativa virtual.
Agentes híbridos do jogo
Roberto Cezar Bianchini e Romero Tori.
Este projeto desenvolveu a unificação do processo deliberativo e reativo com as emoções e as regras sociais, para criar arquiteturas de agentes mais interativas e adaptáveis às situações de alta dinâmica em jogos de computador. Foi proposta uma arquitetura de agente híbrida, deliberativa/reativa. A parte deliberativa é feita com o modelo de crença-desejo-intenção. O processo deliberativo típico do modelo BDI foi modificado para incluir as emoções da máquina e as regras sociais no processo de inferência. A parte reativa é feita com máquinas de estado finito. A arquitetura proposta tem mostrado mais flexível em situações que exigem um maior grau de interação, especialmente sem os combativos, e também mais adaptável a situações diferentes.
Palavras-chave: agentes inteligentes, jogos de computador, BDI, emoções.
Estereoscópico em tempo real para a realidade aumentada
Robson Augusto Siscoutto e Romero Tori.
Este projeto visa a pesquisa da integração das tecnologias como em tempo real estereoscópico, redes de alta velocidade, padrões de compressão, realidade virtual e tele-presença para o desenvolvimento de aplicações em realidade aumentada, utilizando-se de recursos de Visualização tridimensional. Além de criar uma nova metodologia de integração das tecnologias citadas, objetiva também a definição de uma proposta de arquitetura para aplicações de redes de forma de realidade aumentada de alta velocidade, a ampliação da compressão de padrões para satisfazer a necessidades da proposta de candidatura e a implementação de um arquétipo para validação e testes.
Palavras-chave: realidade aumentada, estereoscópico, videoconferência.
Proposta e implementação de um motor de jogo interativo centrado no usuário
Eduardo Costa jacober e Romero Tori.
Este trabalho tenta colmatar o fosso entre um motor de jogo e o desenhador médio do jogo. Hoje em dia, o desenvolvimento de um jogo de computador apresenta um grande desafio, por sua natureza complexa e multidisciplinar. Como qualquer software de grande escala, jogos de computador beneficiar de modularidade e flexibilidade. Um motor de jogo é uma ferramenta auxiliada por computador para reutilização de software durante a criação de jogos de computador, ajudando os desenvolvedores a manter suas agendas e orçamentos. Uma vez que a natureza tecnológica, os motores de jogo atual comercial e acadêmico tendem a se concentrar no número de funcionalidades específicas, às vezes esquecendo as preocupações de usabilidade. Isto limita o seu acesso a programadores altamente treinados. Como uma tendência de negócios, o conhecimento técnico está perdendo terreno para outras habilidades para um designer de jogo bem sucedido e competitivo.
Palavras-chave: jogo eletrônico, interface homem-máquina e motor