Treinamento odontológico em realidade virtual é premiado no Congresso Brasileiro de Informática na Educação
Projeto que envolve diversos institutos e departamentos, entre esses o PCS, criou um ambiente para o treinamento de alunos de odontologia em realidade virtual
O artigo sobre Treinamento Odontológico Imersivo por meio de Realidade Virtual recebeu o prêmio de melhor artigo na Trilha 2 no XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, ocorrido em Uberlândia, Minas Gerais. O artigo é de autoria do professor do Departamento de Computação e Sistemas Digitais (PCS), Romero Tori, e da professora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), Maria Aparecida Andrade Moreira Machado, além dos estudantes Gustavo Wang, Lucas Henna Sallaberry, Allan Tori e Elen Collaço de Oliveira.
O Virtual Interactive Distance learning on Anatomy (VIDA), Vida Odonto, recria virtualmente um consultório odontológico e simula situações em que os estudantes de odontologia podem praticar procedimentos, como aplicação de anestesia. O projeto teve origem no doutorado de Cléber Gimenez Corrêa, Simulador de Anestesia Odontológica, que foi co-orientado por Tori e pela professora Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques, da EACH, tendo evoluído para a versão imersiva que foi tema do artigo premiado.

Aluna de Doutorado, Elen Collaço, que também é co-autora do artigo, usando a nova versão do ambiente VIDA, que contou com a colaboração do aluno de Graduação, Leonardo Akira Fattore Hirano.
Com o ambiente, os alunos têm a capacidade de treinar sem a utilização de corpos (que não expressam reações fisiológicas) ou animais vivos (que esbarraria na questão ética). O aluno, ao colocar o capacete de realidade virtual, visualiza o paciente virtual e pode realizar procedimentos odontológicos com as mãos. O professor Tori destaca que com a realidade virtual o estudante tem uma melhor noção espacial, o que facilita no aprendizado. Segundo ele, o projeto é inédito no mundo.

Sistema VIDA Odonto (imagem e modelos produzidos pelo designer Allan Tori, co-autor do artigo).
“Enquanto o foco do simulador foi o realismo do retorno háptico na simulação da aplicação de anestesia, no projeto VIDA Odonto, que usou o mesmo modelo de cabeça do paciente o foco foi a imersão em Realidade Virtual” explica Tori.
O projeto envolve a Escola Politécnica, a Faculdade de Odontologia de Bauru, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), além de estudantes de ciências moleculares e até design.
O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação acontece desde 1990 e atualmente ocorre dentro do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), que é o maior evento da área no Brasil. O simpósio é dividido em 5 trilhas, sendo a trilha 2, na qual a equipe da USP foi premiada, a que compreende jogos, simulação, gamificação, meta-cognição e neurociência em Ambientes e Sistemas Computacionais para Ensino/Aprendizagem.
O artigo pode ser encontrado no site do Simpósio.
Carolina Martins | Jornalismo Júnior
Foto: Romero Tori