Poli-USP co-organiza mais uma edição da Escola de Verão de IA na Indústria 4.0 em 2024
A Escola Politécnica (Poli) da USP foi novamente uma das entidades organizadoras da Escola de Verão de Inteligência Artificial na Indústria 4.0, que ocorreu entre 22 a 26 de Julho de 2024. Promovida pelo Departamento de Engenharia e Computação e Sistemas Digitais da Escola em parceria com universidades do exterior, o evento ilustrou o uso de tecnologias e modelos de IA para mitigar os desafios da integração de dados e da automação de tarefas complexas para a construção de uma indústria 4.0 tecnologicamente avançada e confiável.
Novamente, o programa técnico teve foco particular na integração de quatro tecnologias essenciais para o desenvolvimento de uma indústria 4.0 avançada: Web of Things, Knowledge Graphs, Multi-Agent Systems e Trustworthy and Responsible AI. O público-alvo do evento era foramdo por alunos de Mestrado e Doutorado, e contou com a participação de estudantes de diversos programas de pós-graduação da POLI, como Engenharia Elétrica, Mecatrônica e de Produção.
Trata-se da 4a. edição desta Escola, cujas instituições organizadoras em 2024 foram a École de Mines de Saint-Étienne (França), Universität St. Gallen (Suiça), Technische Universität München (Alemanha), Universitatea Politehnica din Bucuresti (Romênia), além da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da USP. Teve ainda como patrocinadores a Agence Nationale de la Recherche (França), German-French Academy for the Industry of the Future (Alemanha/França), Institut Mines-Télécom (França), rede TIME, além do apoio das empresas Akkodis e Metaphacts.
Nesta edição, o evento ocorreu de forma presencial apenas em Saint-Étienne (França), e de forma remota em polos na África, Ásia e Oceania e na Américas. Segundo o professor Jaime Sichman, coordenador do evento na USP, “as atividades foram organizadas de forma que houvesse a transmissão simultânea dos invited speakers de forma síncrona para todos os polos (início da tarde na Europa, início da manhã no Brasil), sendo que as atividades práticas pelos grupos foram realizadas em horários distintos (manhã na Europa, tarde no Brasil). Além disto, como ocorrido nas edições anteriores, foi proposto um hackathon para ilustrar como integrar estas quatro tecnologias em cenários desafiadores da indústria 4.0.”
Mais detalhes sobre o evento podem ser obtidos em https://ci.mines-stetienne.fr/ai4industry/2024.