Professora Sênior da Poli-USP é homenageada por grandes contribuições para área de Computação de Alto Desempenho
Desde 2021, a cada dois anos, as Comissão Especial CE-ACPAD, associada à Sociedade Brasileira de Computação (SBC) homenageia pesquisadores de grande relevância para as áreas da Computação de Alto Desempenho (HPC) e da Arquitetura de Computadores (CA). Dentre os mais nomes condecorados este ano, figura a professora Liria Matsumoto Sato, professora Sênior do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica (Poli) da USP.
Os critérios de seleção levam em conta as publicações científicas realizadas, formação de recursos humanos, participação em comitês de programa, corpo editorial e comitês diretivos e a contribuição com o estabelecimento/crescimento das áreas através da participação na comunidade científica.
Sato celebra a homenagem como um meio de reconhecer uma forma de ensino que abranja a formação técnica e humana. “Esta premiação é o reconhecimento do trabalho que venho realizando junto aos alunos, procurando contribuir na formação técnica, ética e humana de cada um deles. Sem este trabalho colaborativo não teria sido possível atingir os resultados das minhas pesquisas”.
A seleção dos possíveis homenageados inicia com a indicação da comunidade da SBC. E então uma Comissão, integrada por professores, é indicada pela CE-ACPAD para, em comum acordo, analisar as indicações e nomear os pesquisadores homenageados naquele ano.
A professora ainda fala do legado e da importância de formar profissionais qualificados. “Desejo deixar para a academia e para sociedade como legado a formação de profissionais com diferentes conhecimentos da HPC, tão necessários para o uso dos recursos computacionais disponíveis atualmente, e em contínua evolução”,conclui a docente.
11/12/2023 – Yasmin Araújo