Projeto de Pré-Mestrado do PCS promove estudos avançados em Engenharia da Computação
Com o objetivo de diminuir o tempo para o aluno conseguir o título de mestrado na área de Engenharia da Computação, o projeto de Pré-Mestrado do PCS começou a ser discutido no Workshop de Graduação em 2015, seguindo as diretrizes estabelecidas por uma Comissão Mista instituída pelo Conselho Técnico Administrativo (CTA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em meados de 2014. Seguindo essas diretrizes, uma comissão do PCS liderada pela Profa. Dra. Lucia Filgueiras propôs o regimento do Pré-Mestrado em Engenharia de Computação, que foi aprovado na Comissão de Graduação da EPUSP em dezembro de 2016.
Em abril de 2017, foram eleitos os membros da Comissão Coordenadora do Pré-Mestrado (CPM): Profa. Dra. Cíntia B. Margi (coordenadora), Profa. Dra. Graça Bressan (vice-coordenadora), Prof. Dr. Ricardo Nakamura, Prof. Dr. Bruno C. Albertini (suplente), e Prof. Dr. Pedro P. Corrêa (suplente).
A coordenadora da CPM, Professora Cíntia, conta quais são as responsabilidades dessa comissão e os próximos passos para a implementação: “A CPM é responsável por implantar a proposta aprovada, interagindo com a CoC-Computação e docentes do PCS. Neste momento, a CPM está finalizando o edital de ingresso para 2018, que será a primeira vez que o PPMEC será oferecido como módulo de formação aos alunos do 5º ano da EC-3.”
Além de oferecer ao aluno as habilidades e competências necessárias para a pesquisa em Engenharia da Computação, os interessados serão preparados para desenvolver estudos avançados, resolver problemas não triviais da área através da metodologia científica, planejando e executando os projetos de pesquisa. Cíntia explica que o aluno que ingressar no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PGEE) conseguirá reduzir o tempo necessário para obtenção do título de mestre em um ano: “Isso se deve a dois fatos: os créditos em disciplina necessários ao mestrado terão sido cumpridos, e o plano de pesquisa terá sido elaborado e iniciado.”
Para se inscrever no programa, o aluno deve manifestar seu interesse a opção durante o 8º semestre ideal, atendendo às determinações em Edital de chamada de inscrições a ser publicado durante o segundo semestre de cada ano. São elegíveis alunos da EC3 de qualquer curso da Escola Politécnica, e os critérios que podem ser considerados para aprovação serão: o aluno ter concluído todos os créditos até o 7º semestre do curso ideal, sua média geral até o 7º semestre estar entre as 30% maiores médias de sua turma ou ter participado do programa de Duplo Diploma da Escola Politécnica.
Cíntia também falou sobre as linhas de pesquisa a serem estudadas no Programa: “Na área Engenharia de Computação foca-se em pesquisas e inovações envolvendo aspectos de engenharia, computação, sistemas de informação e aplicações. Os temas explorados na Engenharia de Computação estão agrupados em três linhas de pesquisa, nas quais se organizam os grupos e docentes do PCS, sendo: (1) Sistemas de Informação e Aplicações Computacionais; (2) Organização de Sistemas Computacionais, e (3) Metodologias de Computação. Os orientadores do PPMEC contemplam estas 3 linhas de pesquisa. Os temas específicos dentro das linhas de pesquisa estão associados aos interesses de cada orientador(a).”
Além dos pontos positivos já citados, a coordenadora conta outras vantagens que o estudante terá ao se inscrever no programa: “O aluno terá a oportunidade de estudar conteúdos avançados nas disciplinas de pós-graduação, assuntos que não são tratados em disciplina de graduação, e conhecer o estado da arte do seu tema de pesquisa.”
Texto: Jornalismo Jr.
Foto: Patricia Sandes