Histórico dos WPG


I WPG-EC – data de realização: 10/2012

II WPG-EC – data de realização: 10/10/2013

Patrocínios:  Capes (Processo PAEP 5883/2013-45), Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PPGEE-EPUSP), IEEE Computer Society Chapter Seção Sul Brasil

Comissão organizadora: Anarosa Alves Franco Brandão, Anna Helena Reali Costa, Cíntia Borges Margi.

O evento recebeu 47 submissões de resumos estendidos nas áreas de Sistemas de Informação e Aplicações Computacionais, Organização de Sistemas Computacionais e Metodologias de Computação.

Anais disponível:  https://www2.pcs.usp.br/wpgec/2013/WPG-EC2013-Anais-low.pdf

III WPG-EC – data de realização: 30/10/2014

Patrocínios: CAPES, FDTE, PCS

Apoio: PPGEE-EPUSP, IEEE South Brazil Section Computer Society Chapter

Comissão organizadora: Anna Helena Reali Costa, Cíntia Borges Margi, Jorge Rady de Almeida Jr.

A programação do III WPG-EC incluiu palestras, apresentação oral de trabalhos aceitos no estilo ”one minute madness”, exposição de pôsteres, um painel, e a sessão de premiação de trabalhos.  Foram 31 submissões de resumos estendidos nas áreas de Sistemas de Informação e Aplicações Computacionais, Organização de Sistemas Computacionais e Metodologias de Computação.

Anais disponível:  https://www2.pcs.usp.br/wpgec/2014/anais-WPG-EC-2014.pdf

IV WPG-EC – data de realização:  15/10/2015

Patrocínio: Departamento de Engenharia de Computa¸c˜ao e Sistemas Digitais da EPUSP e da FDTE (Funda¸c˜ao para o Desenvolvimento Tecnol´ogico da Engenharia)

Comissão Organizadora: Anna Helena Reali Costa, Anarosa Alves Franco Brandão, Cíntia Borges Margi, Graça Bressan

Programação do IV WPG-EC incluiu palestras, apresentação oral de trabalhos aceitos no estilo ”one minute madness” e exposição de pôsteres.  Foram 37 submissões de resumos estendidos.

Palestras: (1) ”Pesquisa Científica: Um Caminho para a Inovação e o Empreendedorismo”, apresentada pelo Dr. Osvaldo Gogliano Sobrinho e (2) ”Inovação, Empreendedorismo, a sua Startup e o Programa PIPE da FAPESP” apresentada pelo Prof. Dr. Fabio Kon (IMEUSP).

Anais disponível: https://www2.pcs.usp.br/wpgec/WPG-EC-2015-Anais-v2-final.pdf

V WPG-EC – data de realização:  24/11/2016

Patrocínio: CAPES, CEST, FDTE, libelium, redhat, IBM Research, Vika Controls.

Comissão organizadora: Prof. Dr. Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa Profa. Dra. Anarosa Alves Franco Brandão Prof. Dr. Jorge Rady de Almeida Júnior Ana Maria de Castro Badiali André Rodrigues Ribeiro Cléber Gimenez Corrêa Hardy José Santos de Miranda Jorge Luiz Diaz Pinaya Mariza Ushijima Leone Max Rosan dos Santos Júnior Renata Maria Marè Rosalía Edith Caya Carhuanina Thiago Adriano Coleti.

Programação do V WPG-EC incluiu palestras, apresentação oral de alguns trabalhos selecionados e exposição de pôsteres.  Foram 53 submissões de artigos.

Palestras convidadas: (1) Desafios e oportunidades em pesquisa na IBM Research no Brasil, apresentada por Ulisses T. Mello, IBM Research – Brasil  e (2) Ericsson: 17 Anos de Pesquisa no Brasil – Passado, Presente e Futuro, apresentada por  Eduardo B. L. Oliva, Diretor de Pesquisa – Ericsson.

Anais (ISBN: 978-85-86686-91-7) disponível: http://wds.poli.usp.br/wpgec2016/publications.html

VI WPG-EC – data de realização: 23/11/2017

Patrocínio: Scopus Soluções em TI, Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PPGEE-EPUSP).

Comissão organizadora: Profa. Dra. Solange Nice Alves de Souza, Prof. Dr. Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa,
Prof. Dr. Jorge Rady de Almeida Júnior,
Profa. Dra. Anarosa Alves Franco Brandão, Dra. Ana Maria de Castro Badiali,
Lesly Alejandra González Camacho, Renata Brasil Silva,
Lucas Alves Martins,
 Vinicius Mauricio de Almeida, Mariza Ushijima Leone, Dra. Sandra Sayuri Sato.

Programação do VI WPG-EC incluiu palestras, apresentação oral de alguns trabalhos selecionados e exposição de pôsteres.  Foram 34 submissões, sendo 29 artigos selecionados para apresentação e exposição por pôster. Houve também a exposição por pôster de 10 comunicações de publicações.

Palestras: (1) “A origem da inovação: da criação à difusão” Prof.Dr.Wilson Vicente Ruggiero, EPUSP   e  (2) “Seleção de Revistas para publicação e Identificação do Pesquisador USP”, Dra. Ana Maria de Castro Badiali.

Anais (ISBN: 978-85-86686-99-3) disponível: Anais-2017

VII WPG-EC – data de realização: 22/11/2018

Patrocínio: Assesso – conectando dados e decisões, Everis – an NTT Data Company e Accenture.

Apoio: Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (PCS-EPUSP), Divisão de Biblioteca da EPUSP.

Comissão organizadora: Profa. Dra. Solange Nice Alves de Souza, Prof. Dr. Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa,
 Prof. Dr. Jorge Rady de Almeida Júnior,
Profa. Dra. Anarosa Alves Franco Brandão, Dra. Ana Maria de Castro Badiali,
 Gabriel Viscondi, Lesly Alejandra González Camacho, Victor M. Carbonezi, Mariza Ushijima Leone, Michelet Del Carpio.

Programação do VII WPG-EC incluiu palestras, apresentação oral de alguns trabalhos selecionados e exposição de pôsteres.  Foram 44 submissões, sendo 18 artigos selecionados para apresentação e exposição por pôster. Houve também a exposição por pôster de 11 comunicações de publicações.

Premiaçãoa aluna de mestrado Lesly Alejandra Gonzalez Camacho, orientada pela profa.  Solange N. Alves de Souza, foi premiada por ter feito a publicação avaliada como a melhor do ano de 2018 dentre as publicadas pelos alunos do PCS.

Palestras: (1) “Desafios da pesquisa em Engenharia da Computação para atender as demandas da sociedade brasileira”, Prof.Dr. Eduardo Raul Hruschka, EPUSP   e  (2) “Desafios da pesquisa em Engenharia da Computação na Saúde para atender as demandas da sociedade brasileira”, Profa. Dra. Fátima L. S. Nunes, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Anais (ISBN: 978-85-5338-002-2) disponível: Anais-2018

VIII WPG-EC – data de realização: 28/11/2019

Patrocínio: Coordenação de Aperfeiçonamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Apoio: Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica.

Comissão organizadora: Profa. Dra. Solange Nice Alves de Souza, Prof. Dr. Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa,
 Prof. Dr. Jorge Rady de Almeida Júnior,
Profa. Dra. Anarosa Alves Franco Brandão,
 Msc. Jacqueline Sant’ Eufemia David, Gabriel Viscondi, Miguel Diaz, Caio Soares, Dra. Ana Maria de Castro Badiali, Mariza Ushijima Leone, Michelet Del Carpio, Nilton Araujo.

Programação do VIII WPG-EC incluiu palestras, apresentação oral de alguns trabalhos selecionados e exposição de pôsteres.  Foram 54 submissões, sendo 31 artigos selecionados para apresentação e exposição por pôster. Houve também a exposição por pôster de 18 comunicações de publicações.

Premiação: o aluno Renan Vinicius Aranha, orientado pela profa.  Fátima L. S. Nunes, foi premiado por ter feito a publicação avaliada como a melhor do ano de 2019 dentre as publicadas pelos alunos do PCS.

Palestras:

Anais (ISBN: 978-85-5338-010-7) disponível: Anais-2019

IX WPG-EC – data de realização: 26/11/2020

Patrocínio: AWS Amazon Web Services

Apoio: Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica.

Comissão organizadora: Prof. Dr. Pedro Luiz Pizzigatti Corrêa,
 Prof. Dr. Jorge Rady de Almeida Júnior,
Profa. Dra. Anarosa Alves Franco Brandão,
 Danton Ferreira Vellenich, Felipe Valencia de Almeida, Flávio Nakasato Cação, Ricardo Martinelli de Oliveira, Orlando da Silva Junior, Dra. Ana Maria de Castro Badiali, Mariza Ushijima Leone, Michelet Del Carpio, Nilton Araujo, Suzano Bitencourt da Rosa.

Programação: o IX WPG foi realizada online, em função da pandemia de COVID-19. Incluiu palestras dos professores e convidados e apresentação oral dos 26 artigos selecionados.

Premiação e Reconhecimentos: Foram premiados com um Amazon Echo Dot os seguintes trabalhos por categoria:
Reconhecimento: Categoria Qualificações e Defesa
1o Lugar (11 votos):
Using machine learning approach to detect Mooring Line failure – Qualificação de Doutorado – Amir Muhummed Saad

2o Lugar (empate – 8 votos):
Influência dos algoritmos no processo de decisão: um estudo exploratório sobre Human Resources Analytics – Defesa de Mestrado – Italo Alberto Do Nascimento Sousa

TR-Model: Um Perfil de Aplicação de Metadados para Transparência de Dados Pessoais em aplicações de software – Defesa de Doutorado – Thiago Adriano Coleti

Reconhecimento: Categoria Comunicação de Publicação
Ao trabalho em Engenharia IV que alcançou notória relevância em publicação:
TR-Model. A Metadata Profile Application for Personal Data Transparency – Thiago Adriano Coleti

Reconhecimento: Categoria Comunicação de Publicação
Aos trabalhos que despertaram maior interesse na audiência do Workshop:
1o Lugar: Análise de redes sociais como estratégia de apoio à vigilância em saúde durante a Covid-19 – Fernando Xavier

2º Lugar: Towards Fully Automated News Reporting in Brazilian Portuguese – João G. M. Campos

3º Lugar: An in-depth analysis on the use of long short-term memory networks to predict incidence and prevalence of Covid-19 in Latin America – Bruna Barreira