O desafio da HALE Brazil 2016 é:

Como usar a tecnologia para respirar melhor?

A população escolhida como foco da competição são as pessoas com doenças respiratórias crônicas.

asma

Asma, rinite, bronquite crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica são algumas das doenças respiratórias crônicas (DRC), que atingem milhões de pessoas em todos os países, em todas as idades.  As DRC trazem limitações físicas e emocionais para o paciente e sua família, cujas consequências são um grande sofrimento humano.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Banco Mundial estimam que quatro milhões de pessoas com DRC podem ter morrido prematuramente em 2005 e as projeções são de aumento considerável do número de mortes no futuro. Quando menos graves, provocam ainda impactos no rendimento escolar e profissional.

Understanding-COPD-6-L-M

Muitas dessas mortes podem ser evitadas e a qualidade de vida pode ser muito melhor se os pacientes fizerem uso correto da medicação e atividade física adequada. Infelizmente, muitos não seguem as orientações.

 

O desafio é construir aplicações que estimulem a adesão dos pacientes ao tratamento.

Venha conhecer mais sobre este desafio no Esquenta, e consulte mais informações sobre as DRC no Caderno de Atenção Básica à Saúde – Doenças Respiratórias Crônicas, do Ministério da Saúde.