Descrição:

O projeto consiste na criação de um sistema imerso em realidade virtual que permitirá ao usuário visualizar o movimento do pulmão e de suas estruturas internas, como as vias aéreas e a divisão em lobos pulmonares, em três dimensões e ainda realizar treinamentos em intervenções cirúrgicas, no caso, a broncoscopia. O sistema proposto tem aplicações acadêmicas, em pesquisa e em treinamento de profissionais.

Para isso são utilizadas imagens médicas obtidas via tomografia computacional para extrair e segmentar o pulmão e, assim, criar modelos tridimensionais representados pelo contorno. A aquisição das imagens ao longo do tempo permite obter informações sobre o movimento real do pulmão durante um ciclo respiratório. No modo da broncoscopia o usuário pode navegar livremente por dentro das vias aéreas, e assim observar internamente o seu movimento.

É utilizado o Oculus Rift integrado à plataforma de criação de jogos Unity 3D para a simulação do ambiente virtual. Para o controle dos movimentos do usuário durante a simulação é utilizado o equipamento Leap Motion, que detecta gestos das mãos e dos dedos.

Palavras-chave – Pulmão. Respiração. Tomografia Computacional. Movimento. Broncoscopia. Simulação 3D. Realidade Virtual. Oculus Rift. Unity 3D. Leap Motion.

Participantes:

Bruno Takashi Nakagawa

Rafael Volkart Salles Penteado

Orientador:

Prof. Marcos Tsuzuki

Co-orientador

Prof. Romero Tori