Tutorial

Criação de sala virtual no Gather

Sobre o metaverso Gather

Gather é uma plataforma online de encontros, com versões gratuita e paga, que tem como premissa a imersão do usuário em um ambiente de visualização 2D estilo pixel art.

Em sua versão gratuita, são permitidos, no máximo, 10 usuários simultâneos dentro da sala. Em versões pagas, esse limite aumenta para 500 usuários.

O objetivo desse tutorial é mostrar as etapas para a criação de uma sala virtual personalizada utilizando a versão gratuita do metaverso. Seja qual for o evento que você queira hospedar, o tutorial te trará maior noção do funcionamento e das possibilidades do Gather.

Inscrição na plataforma

Primeiramente, acesse a página do Gather com o endereço gather.town. Em seguida, no canto superior direito da tela, clique em “Sign in” e realize sua inscrição com o Google ou digitando seu email. Optando pela segunda opção, você deverá digitar um código de verificação que chegará em seu email. Feito isso, clique em “Create a Space” para iniciar a personalização da sua sala virtual.

O próximo passo é escolher uma entre as três opções de espaços que mais se aproxima do seu projeto:

Remote Office – um espaço de trabalho para colaborar e se conectar com sua equipe.

Team social – Reúna sua equipe com atividades sociais e jogos.

Conference – Organize um grande evento com sessões de palestras, estandes de pôsteres e muito mais.

Para este tutorial, escolhemos a opção de conferência pois é a que mais se aproxima do tema educacional.

Depois de ter feito sua escolha, você deve responder algumas rápidas perguntas feitas pela plataforma para que eles identifiquem melhor o que você busca. Deixaremos aqui a tradução:

  1. Qual tipo de evento você está planejando?
  1. Em qual categoria o seu evento se enquadra
  1. Este é um evento interno ou externo?
  1. Quantas pessoas você espera atender?
  1. Gostaria de criar um novo espaço Gather?

Escolhendo as salas

Ao chegar na última pergunta, escolha a opção de criar um espaço novo, uma vez que, provavelmente, ainda não tenha nenhuma sala virtual no Gather.

Na próxima tela, você poderá adicionar até 7 salas para o seu evento. Entre as opções estão: salas de conversa (talk rooms), salas de descanso (breakout rooms), salas de estar (lounge rooms), salas de jogos (game rooms), cabines (booth rooms) e salas de posters (poster rooms).

Para este tutorial, escolhemos as opções de talk room, breakout room e booth room.  Veja como ficou na imagem abaixo:

as salas escolhidas nessa etapa funcionam como subsalas que também poderão ser acessadas pelos usuários.

Após escolher suas salas, clique em “finish adding rooms”. Em seguida, nomeie o espaço e escolha as datas de início e término do evento, respectivamente, e finalize em “create event”.

Com isso, você será direcionado para seu espaço virtual. Autorize a permissão para o Gather utilizar sua câmera e microfone.

Editar informações

Já no interior de sua sala, veja que há uma barra de ferramentas na parte inferior da tela. Clicando no botão escrito “anonymous” e depois em “edit”, você pode colocar seu nome para identificar o avatar.

Comunicação

Note que, nessa mesma barra, existem dois ícones importantes ao lado do seu nome e avatar: microfone e câmera. Por meio deles você poderá ativar ou desativar essas funcionalidades.

nos outros três ícones ao lado direito da câmera, estão, respectivamente, as funções de seleção de emojis, compartilhamento de tela e alto-falante. Essa última, quando ativada, permite que todos os demais participantes da sala te escutem.

Movimentação

Para movimentar seu avatar, utilize as setas do teclado.

Inserção de arquivos

A inserção de arquivos no Gather funciona com a colocação de objetos em 2D (móveis, decorações, etc) em que links, imagens ou vídeos são associados a eles.

Para editar os itens que já estão na sala e/ou inserir novos, clique no segundo ícone “build tool” presente no lado direito inferior da tela.

Em seguida, clique em “Open object picker”

feito isso, você verá várias opções de objetos a serem inseridos no ambiente. Use a lista presente no lado esquerdo para acessar as diferentes categorias de objetos 2D.

Ao escolher um objeto, veja que, no lado direito, aparecerão algumas opções para você alterar. Cada uma delas permite diferentes interações:

No interaction: nessa opção, o objeto pode ser adicionado, mas não funcionará como um elemento interativo aos usuários da sala.

Embedded website: permite que você insira o link de algum site para ser aberto diretamente no Gather.

Embedded image: upload de imagem para ser mostrada dentro do Gather.

Embedded video: possibilita que você insira o link de algum vídeo do YouTube, Twitch ou Vimeo. Playlists e lives também podem ser compartilhadas com essa função.

External call: adicione o link de alguma vídeo chamada (Zoom, Webex, Teams, Meet, etc.). Quando o usuário da sala clicar no objeto com essa funcionalidade, terá acesso ao link da chamada e, ao entrar nela, seu áudio e vídeo serão automaticamente desativados dentro do Gather.

Note object: utilize para adicionar textos ou links para os usuários abrirem em uma nova janela.

Convidar para sua sala virtual

Agora que você já sabe utilizar as principais funcionalidades do Gather e adicionou seus arquivos, basta trazer as pessoas para sua sala virual.

Para isso, clique em “invite”, no lado inferior direito da tela.

Escolha um período de tempo que o convite ficará ativo e depois adicione o email do seu convidado ou, caso existam muitas pessoas para comparecer ao evento, apenas copie o link de convite e compartilhe com quem desejar.

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