Tutorial

Como realizar lições no EON-XR

Sobre o EON-XR

EON-XR é um aplicativo que faz o uso de tecnologias de realidade virtual e aumentada e permite a elaboração de lições e atividades por meio de sua biblioteca de ativos 3D ou com o upload de arquivos feito pelo próprio usuário. Apesar de possível o uso de óculos de realidade virtual, o aplicativo também possui versões para celular e computadores.

Nesse tutorial veremos como acessar e realizar lições prontas do EON-XR. Caso queira aprender a criar lições e atividades para seu alunos acesse o tutorial Como criar lições com o app EON-XR.

Download, inscrição na plataforma e idioma

Para realizar lições no app, primeiro realize o download no seu celular acessando play.google.com .

Após o download, logo na tela inicial, troque o idioma clicando no ícone presente na canto superior esquerdo da tela. Veja abaixo:

Em seguida, ao final do menu, troque o idioma para o português

Após a alteração do idioma, vá em “entrar” e inscreva-se na plataforma clicando em “comece gratuitamente”. Basta preencha as informações necessárias.

Feito isso, você poderá escolher os tópicos que mais se aproximam do seu trabalho ou área de estudo. As opções vão desde assuntos do ensino fundamental até o ensino universitário.

Escolhendo a lição

Em sua tela, você verá diversas lições já elaboradas e que podem ser acessadas. Para procurar por um tema específico, utilize a lupa presente na parte de cima da tela. Veja:

Escolhida a lição, clique nela e depois em “começar lição”. Assim, a tela será carregada e você conseguirá ver o objeto 3D.

Ferramentas e menus estarão disponíveis para você explorar. Note que no lado esquerdo existem algumas ferramentas que você pode utilizar, mas saiba que, dependendo da lição, elas podem ou não estar ativadas. Listaremos aqui a função de cada uma delas de acordo com a numeração na imagem abaixo:

1. Anotações: selecione para visualizar anotações, vídeos ou imagens associados a partes do objeto 3D;
  2. Explodir: faz com que o objeto seja separado em partes;
  3. Raio x: permite a visualização interna do objeto 3D
  4. Animação: para visualizar uma animação do objeto (em nosso caso, essa função encontra-se indisponível).

Navegação em órbita

Ativando o ícone presente no canto inferior esquerdo da tela, você mudará a forma de navegação.

Menu de atividades

Localizado na parte inferior direita da tela, o menu de atividades serve para visualizar e selecionar as lições e tarefas a serem cumpridas na experiência.

veja os três ícones na parte inferior da tela

O ícone a esquerda do menu de atividades indica a lição atualmente selecionada. Enquanto o ícone da direita permite avançar para a próxima atividade

Destacaremos aqui as principais atividades:

questionários: teste de conhecimento acerca da experiência com perguntas de múltipla escolha;

atividade localizar: deve-se encontrar e selecionar partes específicas do objeto;

atividade identificar: deve ser feita a nomeação de partes do objeto 3D.