
Saiba mais sobre
Realidade Virtual
Você, provavelmente, já ouviu falar sobre realidade virtual ou até usou óculos com essa tecnologia. Sabemos que a realidade virtual vem sendo empregada em diferentes áreas de uso, desde aplicações para entretenimento, como em parques e shoppings, até na área educacional em escolas e universidades. Como podemos então definir essa tecnologia com tantas possibilidades de aplicação?
Para nos aproximarmos de uma definição feita por especialistas na área, nos basearemos no capítulo “Realidade Virtual”, de autoria de Tori, Housell e Kirner, do livro “Introdução a Realidade Virtual e Aumentada”:
“A Realidade Virtual (RV) é, antes de tudo, uma ‘interface avançada do usuário’ para acessar aplicações executadas no computador, tendo como características a visualização de, e movimentação em, ambientes tridimensionais em tempo real e a interação com elementos desse ambiente. Além da visualização em si a experiência do usuário de RV pode ser enriquecida pela estimulação dos demais sentidos como tato e audição.”
Com essa explicação, vemos que a realidade virtual é uma forma específica de visualização e interação com determinado vídeo, jogo, app ou outro programa que faz uso dessa tecnologia. Essa especificação trata-se do caráter tridimensional do ambiente em que o usuário está inserido. Considerando, também, respostas imediatas do sistema às interações do usuário.
Recursos de áudio comumente são empregados para potencializar a sensação de presença no ambiente e cada aplicação de RV possui suas próprias características quanto aos comandos a serem executados pelo usuários.
Referências sobre Realidade Virtual
- Livro “Introdução a Realidade Virtual e Aumentada” (download gratuito)
- Livro “Educação sem distância” – Traz um panorama geral sobre as tecnologias interativas, em especial realidade virtual, realidade aumentada e jogos, e discute como reduzir distâncias em educação por meio das mídias. Não traz receitas, mas conceitos e tecnologias fundamentais, que devem ser compreendidos e refletidos por quem pretende trabalhar com novas mídias na educação.
- Livro “The VR Book: Human-Centered Design for Virtual Reality” – Com uma abordagem multidisciplinar, sem descuidar da precisão dos conceitos envolvidos, este livro apresenta, desde a origem até os dias atuais, os principais conceitos e tecnologias necessários para entender, usar, desenvolver e aplicar essa mídia.
- Blog Educação sem Distância – Blog de Artigos, dicas e tutoriais para educadores e pesquisadores. Ead,educação a distância, educação imersiva, tecnologias e mídias na educação
- Unity Learn – Tutoriais, cursos e caminhos guiados gratuitos para dominar as habilidades de desenvolvimento 3D:
- Unity Forum | Fórum de discussão de RV e RA
- OGRE – Open Source 3D Graphics Engine | Home of a marvelous rendering engine (ogre3d.org) | Engine gratuita
- Godot Engine – Free and open source 2D and 3D game engine – Engine gratuita
- SteamVR – Biblioteca/Plug-in famoso para auxiliar na construção de aplicações VR

