Projeto Transcender e o uso dos metaversos

Fonte: Jornal da USP/Luiz Prado

Transcender é um projeto elaborado na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e mostra-se como um trabalho inovador no quesito de usos atribuídos aos metaversos. Seu foco está na criação de espaço para a vivencia do luto, isso por meio da realização de cerimônias dentro desses ambientes virtuais.

A ideia veio de uma demanda notada em virtude da pandemia: como vivenciar o luto em um período de isolamento?

Foi então que o projeto ganhou vida a partir da ideia de Deisy Feitosa, integrante do Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais (LabArteMídia), e com orientação do professor Almir Almas.

Assim como a defesa de uma tese de doutorado em um espaço virtual, feita por um aluno do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, (clique aqui e saiba mais), esse caso também nos remete para um uso dos metaversos um tanto quanto diferente do habitual.

Dessa forma, notamos como a utilização de tecnologias imersivas pode ser exploradas para variados fins.

Para saber mais sobre o projeto Transcender, acesse https://jornal.usp.br/cultura/pesquisadores-da-usp-querem-inserir-o-afeto-no-metaverso/