O aluno do PPMEC deverá se dedicar intensamente às atividades de pesquisa durante o último ano de seu curso na Escola Politécnica. Para tanto, é necessário criar sinergia entre as atividades de pesquisa e aquelas atividades de seu curso de origem programadas para acontecerem no mesmo período, como Projeto de Formatura e Estágio Supervisionado.

Recomenda-se fortemente que esta sinergia seja promovida e reforçada por todos os envolvidos no PPMEC: alunos, seus orientadores, professores das disciplinas de Projeto de Formatura e Estágio Supervisionado dos cursos de origem do aluno, CoCs do Curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Computação e do curso de origem do aluno, a CCP do PPGEE e a CPM.

Para tanto, recomenda-se que:

  1. Se permitido pelo Plano Pedagógico do curso de origem do aluno, as atividades de Iniciação Científica substituam as atividades curriculares de Estágio Supervisionado do curso do aluno;

  2. O aluno do PPMEC não realize estágio simultâneo com as atividades do PPMEC, atentando-se ainda para o fato que atividades remuneradas são incompatíveis com a maioria das bolsas oferecidas a alunos de Iniciação Científica;

  3. O Projeto de Formatura do aluno seja individual e reflita a pesquisa realizada;

  4. O orientador do PPMEC seja o orientador ou co-orientador do Projeto de Formatura;

  5. A CPM edite diretrizes de orientação para elaboração do Projeto de Formatura, de modo a compatibilizar os resultados da pesquisa com as exigências do Artigo 7º da Resolução 11 do CEE, que dispõe sobre o projeto de fim de curso de cursos de Engenharia;

  6. O aluno distribua as disciplinas de pós-graduação de forma homogênea, para balancear sua carga de trabalho no ano letivo;

  7. O orientador avalie a proficiência em inglês do aluno, e o incentive fortemente a fazer na prova de proficiência durante o Pré-Mestrado.

  8. O orientador estimule o aluno a se submeter às provas de ingresso do PPGEE durante o Pré-Mestrado.