Descrição:

O Futebol Americano é um esporte que surgiu nos Estados Unidos em meados do século XIX como uma variação do Rugby. O objetivo do jogo é fazer com que uma bola chegue ao final do campo adversário. Na sua concepção, a fronteira que o separava do Rugby e do futebol de campo como conhecemos não era clara. Era um esporte sem muitas regras, e era incomum que alguém que disputasse uma partida saísse sem ao menos um leve ferimento.

Com o desenvolvimento das regras do esporte ao longo dos anos, as associações desportivas sempre priorizavam evitar lesões graves nos atletas, especialmente após vários óbitos que ocorreram no início do século XX, o que ameaçou o banimento da modalidade. A tecnologia esportiva foi uma das soluções encontradas para mitigar o problema, a partir do desenvolvimento de novos produtos que garantam a segurança e a integridade dos jogadores.

Neste trabalho buscamos fazer o uso de sensores de aceleração (acelerômetros) para coletar dados durante treinos, que são filtrados e analisados para produzir informações sobre os impactos. A partir do módulo das acelerações lineares, podemos calcular indicadores de possíveis lesões ou concussões nos jogadores , permitindo que uma lesão iminente seja detectada antes de se tornar irreversível.

Apesar de não termos explorado esta capacidade, o sistema é capaz de medir a aceleração das juntas do jogador, mapeando o seu movimento. A movimentação dos jogadores pode ser analisada tanto por eles quanto por seus técnicos, a fim de identificar erros de movimentação, de posicionamento, bem como verificar se jogadas estão sendo bem treinadas.

Participantes:

Alexandre R. Miquilino

Guilherme H. da Luz

Vitor H. Shibata

Orientador: Prof. Dr. Bruno C. Albertini