Descrição:

Smart Grids desempenham um papel importante no contexto atual de cidades inteligentes e preocupação ambiental, uma vez que permite o uso inteligente da rede elétrica, proporcionando um controle maior sobre o consumo além da possibilidade de integrar outras fontes e a capacidade de armazenamento à rede elétrica.

Dentro do escopo de um sistema de Smart Grid, este projeto teve como objetivo, a aplicação de técnicas de engenharia de produto e uma análise de business process, permitindo que a arquitetura orquestre a comunicação entre os diversos módulos viabilizando o envio de mensagens para um grupo de contadores inteligentes.

Este projeto foi elaborado complementando o TFE (trabalho de fim de estudos) desenvolvido em parceria com a empresa Atos Worldgrid, e a Ecole des Mines de Saint-Étienne dentro de um acordo de duplo diploma com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

O trabalho foi dividido em duas partes, uma parte de concepção, consistindo na aplicação de técnicas de visões arquiteturais, também conhecidas como engenharia do produto, em um sistema de smart grid, e uma parte de desenvolvimento, em que um projeto-piloto foi desenvolvido a fim de viabilizar a transmissão de comandos e mensagens aos contadores inteligentes de um sitema de smart grid.

Utilizando conceitos de engenharia do produto, um estudo foi feito explorando conceitos de sistemas inteligentes e de rede de distribuição elétrica a fim de desenvolver uma arquitetura de um projeto de smart grid, destacando elementos do sistema central, principalmente os relacionados à comunicação com os medidores smart.

A segunda parte deste projeto tratou-se do desenvolvimento de um projeto-piloto de multicast, dentro do projeto ASGS da empresa Atos Worldgrid.

ASGS, Atos Smart Grid é um AGM (Automated Grid Management) desenvolvido pela Atos Worldgrid. O sistema gerencia a rede elétrica e oferece funcionalidades de smart grid através de serviços de smart metering e pela sua infra-estrutura de comunicação reforçada.

Multicast é um business process que permite o envio de comando e mensagens para um determinado grupo de contadores. O BP em questão toma parte no módulo de gerenciamento de processos internos do ASGS, e seu funcionamento é baseado na orquestração dos diversos componentes que compõe o sistema central.

O sistema ASGS é composto de diversos módulos, alguns dos quais ainda estão em desenvolvimento, portanto para os testes foram desenvolvidos stubs.

Os testes foram feitos através do console BEA WebLogic Integration Administration. Usando a visão de testes da interface foi possível testar o funcionamento do BP, introduzindo requests em XML para disparar o processo, e verificando as diferentes chamadas de métodos produzidas.

Finalmente o BP conseguiu se comunicar com os diferentes módulos necessários para a transmissão de mensagens do sistema central aos contadores inteligentes.

Participantes:

Lucas Massoni Sguerra.

Orientador:

Prof. Dr Jorge Luis Risco Becerra.