Descrição:

O projeto de um sistema costuma se preocupar apenas com os requisitos, não considerando a relação entre os agentes (aspecto social) e as metas de cada um deles. A modelagem orientada a metas, no entanto, reconhece que a prioridade deve estar centrada nas metas dos agentes relacionados ao sistema considerado. É com esse panorama que foram feitas propostas como a do framework i* (lê-se “i estrela”) e a metodologia do Tropos, entre outras.

A proposta deste trabalho é a de uma integração entre a modelagem de metas e os métodos ágeis de desenvolvimento, que já têm grande presença nas empresas brasileiras. De pouco adianta uma forte análise de requisitos se a implementação a partir deles não for um processo bem definido. Derivar os aspectos técnicos a partir do modelo social em que o software será inserido é um desafio, mas traz algamas vantagens.

Para estudar essa integração, é considerado o projeto de um aplicativo móvel com finalidade sociopolítica. A interação entre as múltiplas partes interessadas neste âmbito é particularmente valiosa para a aplicação da modelagem de metas;e o tema reflete o cenário atual da sociedade, em que a insatisfação com a classe política brasileira traz à tona sérios problemas de representatividade.

O projeto, intitulado APPOPULI, pretende fortalecer os meios democráticos preenchendo parte da enorme lacuna que existe entre o cidadão comum e os dados do governo, que devem ser públicos e acessíveis. A especificação, o planejamento e a implementação do projeto são todos documentados para que a integração proposta seja então analisada.

Criou-se um projeto mínimo viável (MVP, do inglês minimum viable project), tratando das atividades parlamentares da Câmara Municipal de São Paulo, e a aplicação se destina aos usuários de smartphones Android. O sistema abrange a aplicação e um servidor responsável por procurar, armazenar, processar e fornecer informações relevantes como as de projetos, vereadores e votações. O usuário final poderá observar as figuras públicas e as matérias legislativas que considerar importantes, avaliá-las e manter-se informado por meio desta plataforma.

Participantes: Leonardo Berbare de Araujo

Orientador: Prof. Dr. Fábio Levy Siqueira