Pensando Moodle

Descrição:
Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os principais motivos pelos quais o
brasileiro deixa de estudar são a falta de interesse e a necessidade de renda, sendo que 40,1% dos jovens de 15 a 17
anos abandonam os estudos por desinteresse e 27,1% saem por razões de trabalho e renda, 10,9% deixam de estudar
por falta de acesso à escola.
Esses números evidenciam um grande potencial de estudantes que poderiam ter melhor futuro acadêmico,
porém acabam por abandonar a escola por falta de sua própria vontade. Podemos atribuir essa falta de interesse à falta
de incentivos por parte dos professores, de familiares e de até colegas de classe, bem como por não possuir
conhecimento ou raciocínio prévio para o total entendimento do curso feito. Com o enfoque nessas necessidades, o
objetivo do nosso projeto é oferecer um ambiente de aprendizado online, aplicando novos padrões de comunicação e de
técnicas de armazenamento e análises orientados a eventos, um ambiente de ensino capaz de prover importantes
informações estratégicas e gerenciais acerca de seus usuários e cursos. O correto uso dessas informações auxiliará o
educador a identificar problemas de aprendizagem e agir de maneira mais eficaz.
Para tanto, foi utilizado o Moodle, uma plataforma bastante usada no meio acadêmico, tornando esta uma
vantagem, pois uma das grandes preocupações em relação à adesão ao novo sistema é a dificuldade de colocar os
cursos de forma a aproveitar ao máximo sua inteligência. O objetivo é que sejam armazenadas e utilizadas cada vez
mais informações sobre os alunos, podendo atender suas necessidades tanto para deficiência de conteúdo quanto para
escolher o melhor estímulo aos alunos, de forma que se mantenha um alto nível de comprometimento dos mesmos com
a busca por conhecimento, bem como um maior conhecimento aos professores das individualidades de cada estudante.

Integrantes:
André Amorim Pereira
Bruno de Almeida Silveira
Gabriel Vilas Boas
Marcelo Massao Kiyukawa

Professor Orientador:
Ricardo Luiz de Azevedo da Rocha