Descrição:

A inteligência artificial, comumente chamada de IA, é um ramo da ciência que tem como finalidade produzir e estudar mecanismos ou softwares capazes de, similarmente à capacidade humana, tomar decisões e resolver problemas que aumentam suas chances de sucesso.

O propósito deste trabalho é criar uma IA capaz de se adaptar às possíveis situações em um jogo de Tower Defense. Este gênero de jogo de estratégia tem como objetivo se defender, a partir de torres de defesa, de ondas de inimigos que percorrem um caminho em um mapa delimitado. O jogador perde o jogo quando um número pré-definido de inimigos consegue alcançar o final deste caminho.

Em vista disso, foi proposto neste trabalho o desenvolvimento de uma inteligência artificial capaz de se adaptar às ondas de inimigos, à disponibilidade de recursos e à atual situação no mapa, escolhendo então, as melhores posições para a construção de uma torre, de modo que, uma quantidade cada vez menor de inimigos alcancem seu objetivo.

Para testar e implementar esta inteligência, o grupo desenvolveu o seu próprio jogo. Facilmente customizável e expansível para implementações de inteligências artificiais no contexto dos jogos de Tower Defense, o jogo possui uma arquitetura simples para que seja possível colocar novas unidades com características diferentes, e além disso, também funciona como plataforma de testes para outras IAs adicionadas à sua estrutura.

Participantes:

Filippe de Carvalho Leite Henrique Dall Pizzol Lampert

Thiago Bezerra Lopes

Orientador: Ricardo Nakamura