Descrição:

Uma pesquisa feita pela IASA ( traduzida para: Associação internacional de arquivos de AudioVisual e Som) em 2003 perguntou a 2093 instituições de 184 países para classificar seus portadores de áudio (mídias em geral) em 3 categorias: ‘Em boas condições’, ‘apresentando preocupações’ e ‘claramente em depreciação’. O resultado dessa pesquisa mostrou que há uma grande quantidade de mídias fonográficas nas duas útlimas categorias, dentre elas, os discos de corte direto, que em grande parte são cópias únicas.

Frente a necessidade de armazenar o conteúdo dessas mídias em perigo, foi desenvolvido um método de digitalização de mídias fonográficas por processamento de imagens, visando evitar o contato mecânico dos discos com agulha, o que pioraria uma situação ja delicada.

Este projeto busca criar um software que seja capaz de receber imagens detalhadas da superfície de um vinil 78 RPM mono e extrair dessas o áudio modulado na trilha, baseando sua implementação na tese de Sylvain STOTZER sobre digitalização de mídias fonográficas por processamento de imagem (PHONOGRAPHIC RECORD SOUND EXTRACTION BY IMAGE PROCESSING, 2006).

O processo de digitalização do vinil pode ser divido em 3 etapas:

*Obtenção das imagens *Processamento das imagens *Processamento do áudio.

As imagens usadas no projeto foram doadas pelo professor Carl Haber, do laboratório Berkeley, devido a complexidade do equipamento necessário para obtê­las. O processamento dessas imagens pode ser razoavelmente descrito da seguinte maneira: É feita uma analise na imagem buscando demarcar ponto a ponto as bordas que a trilha forma com a superfície do disco (encontro da parte branca com a preta na imagem), obtidos estes pontos, é feita uma seleção para eliminar pontos espúrios e, finalmente tendo a sequência de pontos que descreve a forma da trilha, é possível obter o som que esta geraria caso fosse percorrida por uma agulha aplicando uma operação de derivada sobre seus pontos.

Participantes:

Lucas Conjero Takejame

Orientador:

Edson Satoshi Gomi

Co-orientador:

Bruno de Carvalho Albertini